PUBLICIDADE

O açúcar é um vilão?

Saiba se isso é um mito ou verdade da alimentação

12 mar 2021 - 10h28
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das primeiras medidas adotadas por quem deseja melhorar a alimentação, é cortar os doces do cardápio ou, pelo menos, tentar diminuir seu consumo o máximo possível. Muitas pessoas, inclusive, consideram o açúcar um vilão do mesmo nível do cigarro. Mas será que ele merece essa má fama? 

"Quando me dizem que o açúcar é esse vilão todo, respondo: 'Quando você ganhar chocolate de presente, então, pode me dar que eu me enveneno no seu lugar'", brinca Marcio Atalla. "Na verdade, o gosto doce era indicativo para nossos ancestrais de que o alimento era bom para consumo, ou seja, o oposto de venenoso", complementa.

Diminua a quantidade sem privação

Isoladamente o açúcar não faz mal, o problema está na quantidade em que ele é ingerido. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que ele represente até 5% do consumo de calorias diário. 

"Sobre o vício, dificilmente vemos alguém colocar uma colher pura de açúcar na boca. É mais comum que ele seja consumido na forma de doces ricos em gordura. O paladar é ótimo, mas a quantidade de calorias é enorme", diz Atalla. 

Foto: Marcio Atalla
O açúcar é um vilão?:
Marcio Atalla Marcio Atalla
Compartilhar
Publicidade
Publicidade