'Netos' robôs feitos com IA oferecem companhia a idosos e viram saída para crise de saúde na Coreia do Sul; entenda
Criado pela empresa Hyodol, o brinquedo fala, faz companhia e até lembra o horário de medicações controladas
Robôs desenvolvidos pela empresa sul-coreana Hyodol oferecem companhia e suporte emocional a idosos, ajudando a combater o isolamento social e lembrando medicações e refeições. Mais de 12 mil unidades foram distribuídas no país até novembro de 2025.
À primeira vista, eles parecem simples bonecos de pano, com direito a vestidos rodados e olhos expressivos. Por trás da aparência fofa, há robôs desenvolvidos para melhorar a saúde mental de idosos na Coreia do Sul. Criados pela empresa Hyodol, os "netos" robotizados falam, fazem companhia e até lembram o horário de medicações controladas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A criação inusitada é uma resposta a um dado alarmante no país. Segundo um relatório publicado em junho no Journal of the Korean Medical Association, cerca de 10 idosos sul-coreanos cometem suicídio todos os dias. Em um país com cerca de 10 milhões de pessoas com 65 anos ou mais, muitos enfrentam um isolamento social que pode agravar sintomas de depressão.
De olho no problema, a plataforma de assistência médica Hyodol desenvolveu um robô em forma de boneco destinado a idosos que vivem sozinhos. O "neto" alimentado por Inteligência Artificial está conectado a um aplicativo de celular e uma plataforma de monitoramento online para familiares ou cuidadores.
Por um lado, o robô oferece organização e praticidade. Lembra dos horários de medicamentos controlados, emite alertas de emergência e monitora até mesmo as refeições. Por outro, os bonecos oferecem o fator "fofura" como um suporte emocional importante.
Isso porque o robô de até 50 centímetros pode ser abraçado e responde bem a toques e apertos de mão. No chat alimentado por IA, o "neto" robotizado também conversa utilizando a voz de uma criança de 7 anos, sugere músicas, atividades cognitivas e faz saudações amorosas. "Vovó/vovô, eu estava esperando por você o dia todo", diz um dos comandos.
A inovação pode ser vista como estranheza inicialmente, mas fez sucesso no país. Até novembro de 2025, mais de 12 mil exemplares foram distribuídos pela empresa, principalmente por meio de programas governamentais e assistência social. O modelo mais recente do robô custa cerca de 1,3 milhão de wons (aproximadamente R$ 4.700).