Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Na luta contra câncer, protagonista de 'Dawson's Creek' reflete sobre doença: 'Cara a cara com a morte'

O ator James Van Der Beek, de 48 anos, enfrenta um câncer colorretal e fez desabafo sobre aprendizados de seu momento de recuperação

13 mar 2025 - 12h56
(atualizado às 14h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O ator James Van Der Beek revelou estar em tratamento contra o câncer colorretal. Em um vídeo nas redes sociais, ele compartilhou sua difícil jornada e reflexões sobre mortalidade e amor próprio.

Em novembro do ano passado, o ator estadunidense James Van Der Beek, famoso por viver o protagonista da série Dawson's Creek, revelou ao mundo um diagnóstico de câncer colorretal. Agora, 4 meses depois, ele atravessa período de tratamento contra a doença e, nesta semana, apareceu nas redes sociais com um forte relato sobre o momento em que vive, "o mais difícil" de sua vida, como disse.

"Neste ano, eu tive que olhar minha própria mortalidade nos olhos. Eu tive que ficar cara a cara com a morte. E todas aquelas definições com as quais me importava tão profundamente foram tiradas de mim", expôs o ator.

Através do Instagram, James publicou um vídeo falado em que conta como está sendo seu período de recuperação e algumas das lições que aprendeu enquanto luta contra a doença.

Pai de 6 filhos, James recebeu diagnóstico de câncer no final do ano passado
Pai de 6 filhos, James recebeu diagnóstico de câncer no final do ano passado
Foto: Reprodução - FOX

Ele disse que uma das piores coisas é se dar conta de que não pode fazer muito pelos filhos e nem de ser um provedor do lar, já que não tem condições físicas de trabalhar. Desde 2010, o ator é casado com a também atriz Kimberly Van Der Beek, com quem tem seis filhos.

Veja o depoimento de James Van Der Beek:

"Este tem sido o ano mais difícil da minha vida. E eu queria compartilhar algo que aprendi com vocês [...]. Quando eu era mais jovem eu costumava me definir como ator, que nunca foi realmente tão gratificante. E aí eu me tornei um marido e isso foi muito melhor. E então me tornei um pai e esse foi definitivo. Eu poderia me definir então como um amor, capaz, forte, marido solidário, pai, administrador provedor da terra em que temos tanta sorte de viver. Por muito tempo, parecia uma definição muito boa para a pergunta 'quem eu sou?', 'o que sou eu?'.

E, então, neste ano eu tive que olhar minha própria mortalidade nos olhos. Eu tive que ficar cara a cara com a morte. E todas aquelas definições com as quais me importava tão profundamente foram tiradas de mim. Eu estava fora para tratamento. Então, eu não podia mais ser um marido útil para minha esposa, eu não poderia mais ser um pai, não poderia pegar meus filhos e colocá-los na cama, e estar lá para eles [...].

Não poderia mais ser provedor porque não estava trabalhando, eu não poderia nem ser um administrador da terra porque, às vezes, eu estava muito fraco para podar todas as árvores que ficam na janela e devem ser podadas.

E, então, me deparei com a pergunta. Se eu sou muito magro, um cara fraco, sozinho, com câncer, o que eu sou? E eu meditei e a resposta veio: eu sou digno do amor de Deus. Simplesmente porque eu existo. E se eu sou digno do amor de Deus, eu também não deveria ser digno do meu próprio? E o mesmo é verdade para você.

Conforme eu passo por esse portal de cura em direção à recuperação, eu queria compartilhar isso com você, porque eu acho que a revelação que veio a mim estava fazendo parte de uma grande rede de todas as orações e o amor que foi direcionado para mim. Então, eu ofereço isso a você.

No entanto, fica em sua consciência quem deve ressoar. E se a palavra Deus te fizer tropeçar, eu certamente não sei, eu não posso saber alegar o que é Deus ou explicar Deus, meus esforços para me conectar a Deus são um processo contínuo, um mistério em constante desenvolvimento para mim. Mas se for um gatilho ou parecer muito religioso, você pode tirar a palavra 'Deus' e seu mantra pode simplesmente ser: 'eu sou digno de amor'. Porque você é. Obrigado pelo amor e orações."

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade