PUBLICIDADE

Musculação fora da academia dá resultado?

Sim! Não é preciso "puxar ferro" na academia para ganhar massa magra e ter resultados positivos

24 nov 2020 - 17h38
(atualizado em 14/12/2020 às 10h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Por diversos motivos, falta de tempo ou dinheiro ou mesmo a rejeição ao ambiente, muitas pessoas passam longe das academias. Mas isso não é desculpa para se manter sedentário e tampouco impossibilita a prática da musculação! Utilizando o peso do próprio corpo ou fazendo uso de acessórios e aparelhos simples, presentes em parques e praças públicas, é possível obter bons resultados e aumentar a massa muscular. 

"Em tempos de pandemia, ouço direto: 'não pude ir à academia, vou perder toda a massa muscular'. Isso não é verdade. Tendo uma boa orientação - e aí entra o profissional de educação física - você consegue manter ou ganhar massa, treinando com pouco ou nenhum equipamento", afirma Marcio Atalla. 

Musculação fora da academia  

"Para que exista o ganho de massa muscular, é preciso praticar um treino no qual há resistência ao movimento. Os aparelhos de musculação e halteres, por exemplo, fazem essa função", explica Atalla. 

A resistência e a repetição são os fatores que garantem o aumento de massa muscular, pela síntese de proteínas na região trabalhada. 

"Esse estímulo pode ocorrer sem a presença de aparelhos sofisticados, como os da academia, através do peso do próprio corpo ou com acessórios mais simples, disponíveis em lugares públicos ou em casa mesmo", afirma Atalla. 

Como ganhar massa muscular sem sair de casa?

Flexões de braço, agachamentos, repetições na barra, abdominais, entre outros, são variantes de exercícios com o peso do próprio corpo que têm resultados muito eficientes, exemplifica o educador físico. "Pode acontecer de a carga não ser tão alta para uma pessoa mais condicionada, mas nesses casos ela pode fazer mais repetições", coloca. 

Um bom treino de saltos também é interessante para aumentar a massa muscular dos membros inferiores e bumbum. 

Não descuide da alimentação 

Uma alimentação rica em nutrientes garante mais energia e melhor desempenho nos treinos. "Lembrando que, para ter esse ganho, além do estímulo físico, é preciso observar a alimentação. Sem o consumo adequado de proteínas, ele não acontecerá. Para cada quilo de peso corporal, devem ser consumidos de 1,2 a 2 gramas do nutriente", orienta Atalla.

Porém, não saia cortando os carboidratos da dieta sem a orientação de um nutricionista. Eles são necessários para repor a reserva de glicogênio do organismo, substância responsável por armazenar energia nos músculos. 

Foto: Marcio Atalla
Marcio Atalla Marcio Atalla
Compartilhar
Publicidade
Publicidade