Musculação e bom para artrose? Especialista responde
Treino pode trazer benefícios importantes para quem sofre com a condição
A artrose é uma doença degenerativa que afeta as articulações, provocando dor, rigidez e limitações nos movimentos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), milhões de pessoas no mundo convivem com o problema, que tende a se intensificar com o envelhecimento. Nesse contexto, cresce a dúvida: afinal, a musculação pode ajudar quem tem artrose?
A prática de musculação, quando bem orientada, pode trazer benefícios importantes para quem sofre com a condição. O fortalecimento muscular ajuda a reduzir a sobrecarga nas articulações, já que músculos mais fortes funcionam como uma espécie de “suporte” natural.
"A musculação tem vários benefícios para quem tem artrose desde que seja feita da forma correta e com bom acompanhamento adequado. Quando bem orientada por um profissional, ela fortalece os seus músculos, principalmente ao redor daquela articulação. Isso ajuda na sustentação, diminui a sobrecarga, principalmente no local que a pessoa tem aquela limitação ou aquela dor", explica o personal trainer Marcelo Donice.
O especialista explica que com o fortalecimento dos músculos, é possível reduzir as dores, melhorar a mobilidade e, às vezes, até permite a pessoa retomar aquelas atividades diárias do seu cotidiano e realizar essas tarefas com mais qualidade.
"A musculação ajuda a manter o controle do peso daquela pessoa. E quanto menos peso, menor será a pressão sob aquelas articulações, porque principalmente as articulações do joelho, do quadril, que essas são as mais afetadas geralmente pela atrose. Costumo dizer que a musculação ela não é inimiga da artrose, pelo contrário, ela é uma grande aliada no tratamento e na qualidade de vida", conclui Donice.