PUBLICIDADE

Mix de farinha sem glúten para fazer bolo, biscoito e pão de forma

De acordo com o chef Marcelo Horta, a receita permite o preparo de pãezinhos e bolos deliciosos sem glúten em casa. Confira como fazer!

24 mai 2024 - 16h12
Compartilhar
Exibir comentários

Preparar suas próprias receitas em casa com a ajuda do mix de farinha sem glúten pode ser uma ótima opção para pessoas que sofrem com a doença celíaca, que hoje atinge de 1 a 2% da população mundial e tem como único tratamento disponível a retirada total do glúten da alimentação.

Veja como fazer em casa o mix de farinha sem glúten para bolo, biscoito e pão de forma
Veja como fazer em casa o mix de farinha sem glúten para bolo, biscoito e pão de forma
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

A doença celíaca é uma doença crônica do intestino delgado, de caráter autoimune, desencadeada pela exposição ao glúten em indivíduos geneticamente predispostos. Isso significa que ao ingerir algum alimento fonte de glúten, a pessoa que tem a doença desencadeia uma reação do seu próprio sistema imunológico contra as células do intestino, levando a sintomas como diarreia ou prisão de ventre crônica, dor abdominal, inchaço na barriga, falta de apetite, osteoporose, anemia, fadiga, perda de peso e desnutrição.

Glúten no dia a dia

Sempre que pensamos em glúten, os alimentos que veem às nossas cabeças são as massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos. No entanto, de acordo com o chef Marcelo Horta, a lista é bem maior: cerveja, uísque, vodka, alguns doces, molhos e temperos, sopas industrializadas, embutidos e carnes processadas e até produtos de beleza também podem conter glúten.

Diante disso, muitos ainda se perguntam como é possível viver sem todos esses alimentos, porém atualmente é possível encontrar várias opções de farinhas sem glúten no mercado, como de trigo sarraceno, de arroz integral, de grão de bico, de amaranto, de feijão, polvilho e amido de milho.

"Cada uma dessas opções sozinhas, no entanto, não consegue o resultado que a farinha de trigo proporciona", afirma Horta, explicando que a elasticidade, resistência e crescimento são as funções do glúten nas receitas de panificação e, por isso, encontrar fórmulas que pudessem provocar essas mesmas reações passou a ser seu desafio.

"Para encontrar misturas perfeitas que conseguissem manter o sabor original, a praticidade e a viabilidade econômica das receitas, foram vários experimentos, receitas que foram direto para o lixo."

Segundo ele, para cada tipo de alimento, as misturas vão sendo modificadas. Receitas que precisam de mais estrutura, precisam de uma farinha diferente daquelas em que a prioridade é a leveza. Mas, para quem quer fazer bolos, biscoitinhos e pãezinhos de forma sem erro, Marcelo traz uma receita de mix de farinha que vai ajudar muita gente a não abrir mão de comer o que gosta e de forma saudável. Veja a seguir!

Mix de farinha sem glúten

Rendimento: 1kg de mix

Ingredientes

  • 500g de farinha de arroz
  • 350g de fécula de batata
  • 140g de polvilho doce
  • 10g de goma xantana

Modo de preparo

Basta misturar tudo e guardar num pote fechado. Não precisa colocar na geladeira.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade