Médica indica como tirar "heranças" do verão da pele
Os dias frios chegaram e, com eles, alguns resquícios do verão teimam em aparecer, como manchas e sardas. Além disso, com o outono a pele ficou ressecada e sem viço. Antes de se desesperar, saiba que é possível reverter a situação com cuidados básicos e produtos apropriados. Afinal, essa época do ano é a mais indicada para começar os tratamentos de pele, principalmente com ácidos e clareadores, já que a incidência de sol e a exposição aos raios ultravioleta são menores.
» vc repórter: mande fotos
e notícias
"Na juventude, tomamos muito sol e nada acontece na pele. Depois dos 30 anos, se tomamos qualquer mormaço ficamos manchadas. É o efeito cumulativo do sol começando a aparecer", explica a dermatologista Marcella Delcourt, de São Paulo.
Ela respondeu às dúvidas mais comuns sobre o assunto. Confira as dicas para reverter os estragos do sol.
Terra - Quais os erros mais comuns cometidos no verão que se revertem em danos à pele, logo em seguida, no outono?
Marcella Delcourt - O erro mais comum é a falta de proteção solar adequada. O excesso de sol em curto prazo leva a um bronzeado lindo no verão que, quando desaparece, deixa manchas escuras e claras, pintas e até flacidez da pele.
Terra - Os tipos de produtos usados no verão para cuidar da pele são diferentes dos de inverno?
Marcella - Sim. No verão, opta-se por produtos de textura mais leve, com propriedades hidratantes, e ácidos não agressivos (polihidroxiácidos e AHAs), com alto índice de fotoproteção UVA e UVB. No inverno, a prioridade são os ácidos mais fortes (retinoico e glicólico) e clareadores (arbutin e hidroquinona), além de hidratantes com textura um pouco mais cremosa.
Terra - No final do verão e começo do outono, a mulher descobre que existem pintas e sardas estragando o bronzeado. O que fazer?
Marcella - Os tratamentos mais comuns são os peelings de cristais associados a peelings químicos clareadores, que retiram as células mortas, estimulam colágeno e clareiam as manchas; a luz intensa pulsada, que melhora poros abertos, viço, manchas e vasinhos; o laser de infravermelho, que estimula a produção de colágeno e age contra a flacidez; e o laser fracionado, para rejuvenescimento. A novidade em tratamento é o mesolifting, uma mesoterapia suave com produtos franceses à base de ácido hialurônico e antioxidantes, que pode ser feita no rosto, pescoço, colo e dorso de mãos. O ideal são três sessões a cada 15 dias.
Terra - Como tratar a pele ressecada do rosto e do corpo com cuidados diários em casa?
Marcella - Devemos usar diariamente no rosto um sabonete suave com pouco detergente, uma loção tônica sem álcool, cremes específicos para a área dos olhos e pescoço, filtro solar (dia) e um creme nutritivo (noite). Nunca esquecer o FPS! Ele deve ficar sempre junto com a escova de dente. Uma forma de prevenir os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB é abusar das maquiagens bronzeadoras e autobronzeadores em vez de tomar sol. Evitar banhos quentes e demorados, usar sabonetes glicerinados e hidratar bem a pele com produtos suaves são boas maneiras de evitar o ressecamento da pele do corpo.
Terra - Fazer esfoliação no rosto melhora o aspecto da pele?
Marcella - A esfoliação deve ser feita de uma a duas vezes por semana e é muito benéfica, pois retira as células mortas e estimula o colágeno, deixando a pele mais radiante.
Terra - A limpeza de pele é indicada após o verão?
Marcella - Sim. No verão acabamos abusando de produtos oleosos que deixam a pele com os poros recheados. É ótimo estar no outono com a pele limpa e preparada para receber os tratamentos novos.