PUBLICIDADE

Já ouviu falar em Setembro Safira? Entenda o que é a campanha e qual seu objetivo

Confira o significado e a relevância da campanha para incentivar o uso saudável das lentes de contato

31 ago 2023 - 16h44
(atualizado às 16h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Uso incorreto das lentes de contato pode até cegar
Uso incorreto das lentes de contato pode até cegar
Foto: LaylaBird

Setembro Amarelo, Setembro Verde, Setembro Vermelho e agora Setembro Safira. Você sabe o que significa esta quarta campanha e que tipo de conscientização ela promove? A gente te explica a seguir:

O que é o Setembro Safira?

Setembro Safira é uma campanha de nível nacional criada com o objetivo de incentivar o uso correto e saudável das lentes de contato. O nome foi escolhido porque Safira é uma pedra preciosa que representa sabedoria; portanto, o título reflete a necessidade do conhecimento a respeito do uso correto das lentes de contato.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (Soblec), apenas em 2023 houve um aumento no número de usuários de lentes de contato no Brasil, que passou de 3 milhões para 3,7 milhões de pessoas, o que reforça a importância da campanha.

Cuidados com as lentes

Ainda assim, apesar do alto número de usuários, a maioria deles não conhece o jeito correto de manusear o acessório e estima-se que 90% cometam algum erro na hora de usar a lente de contato. Alguns cuidados necessários:

  • Manter os produtos sempre higienizados, antes e depois de usar as lentes.
  • Limpar o estojo onde as lentes são armazenadas.
  • Respeitar os prazos do fabricante (se a lente é de uso diário, por exemplo, ela deve ser descartada após 24 horas).
  • Escolher boas soluções higienizadoras.
  • Não passar muito tempo com o acessório nos olhos.
  • Nunca dormir com as lentes.

Diferença entre morango limpo e sem lavar choca; veja comparação Diferença entre morango limpo e sem lavar choca; veja comparação

Riscos do uso incorreto

A médica oftalmologista Claudia Del Claro, que é especialista em Lentes de Contato e membro da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), cita ainda outros erros comuns que costuma notar entre seus pacientes: muitos molham as lentes na água de chuveiro, piscina ou mar e não tomam cuidado na hora de passar maquiagem.

 “As lentes facilitam a aplicação de maquiagem e ajudam a realçar a área dos olhos. Mas é preciso atenção: pequenas quantidades de produtos podem cair entre as lentes e a córnea, por exemplo, provocando lesão nos olhos por conta do atrito repetitivo. Por isso, os cuidados para que essa parceria funcione devem ser redobrados”, alerta a médica.

A lente usada de maneira incorreta pode causar infecções oculares, alergias, conjuntivite e outras alterações como inflamação nos olhos. Em casos mais sérios, a infecção pode até cegar. Por isso o ideal é ter cuidado na hora de manusear o acessório e fazer consultas recorrentes com os médicos oftalmologistas.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade