PUBLICIDADE

Frio aumenta risco de lesões em atividades físicas; saiba como prevenir

Treinar no clima frio pode ser perigoso por conta do enrijecimento muscular. Realizar aquecimento frequentemente diminui risco de lesões

23 jun 2022 - 16h21
Ver comentários
Publicidade
Clima frio aumenta risco de lesões em atividades físicas
Clima frio aumenta risco de lesões em atividades físicas
Foto: Shutterstock / Sport Life

Praticar atividade física pode ser ainda mais desafiador durante o clima frio. Isso porque, com as temperaturas baixas, o corpo exige mais do nosso metabolismo para se manter aquecido, e a musculatura tende a ficar enrijecida. Por isso, realizar o aquecimento antes do treinos no inverno é imprescindível para evitar lesões.

O aquecimento diminui as chances de lesões

A coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, professora Audrei Fortunato Miquelote, explica que os problemas mais comuns deste período do ano são lesões como distensões e estiramentos dos músculos, principalmente nos membros inferiores.

 "No outono e no inverno, aquecer o corpo torna-se ainda mais importante, já que demoramos para atingir a flexibilidade necessária para a amplitude ideal dos movimentos quando estamos em temperaturas baixas", orienta a educadora.

De acordo com Audrei, a frequência cardiorrespiratória ganha ritmo durante os aquecimentos, o que estimula a circulação do sangue (que geralmente piora no inverno) e prepara a musculatura para atividades intensas, diminuindo as chances de lesões. 

"Para saber o momento ideal para iniciar os exercícios, basta observar se a respiração e os batimentos do coração. Se estiverem mais altos quando comparados ao período de repouso, então podemos começar", explica a docente. "A preparação deve ser gradativa, para não exigir muito do corpo frio e evitar as chances de lesões e afastamentos", continua.

A profissional conta que 10 minutos de aquecimento bastam antes de realizar qualquer esporte. A prática frequente de aquecimento aumenta a mobilidade articular e a velocidade na liberação de energia no organismo, além de acelerar os impulsos nervosos, que facilitam a movimentação.  "Essa etapa é imprescindível para conquistar resultados sem danos para a saúde", completa Audrei.

Cuidados antes de começar

O inverno é uma ótima estação para abandonar o sedentarismo. Contudo, para as pessoas que não se exercitam com frequência, a professora alerta que é preciso estar atento a alguns fatores antes de realizar atividades esporádicas e assim evitar lesões, como o condicionamento físico. 

"É recomendado conversar com um profissional de Educação Física antes de iniciar essas atividades e, no clima frio ou em áreas abertas, com corrente de vento, é importante se proteger com agasalhos para o conforto térmico", finaliza.

Sport Life
Publicidade
Publicidade