PUBLICIDADE

Existe uma posição ideal para meditar: mito ou verdade?

Cuidar para que o corpo não cause incômodo é o ponto-chave

6 abr 2022 05h00
ver comentários
Publicidade

A meditação já faz parte do cotidiano de milhares de pessoas ao redor do mundo, que buscam a prática com diferentes objetivos, seja diminuir o estresse e a ansiedade, relaxar ou mesmo se conhecer mais.

À medida em que as pessoas se mostram cada vez mais interessadas pela meditação, mais espaço ela ganha no dia a dia, incluindo maior relevância para o mercado. Assim, não é raro encontrarmos vídeos e fotos com praticantes na posição mais tradicional da modalidade: sentados e com mãos sobre as pernas cruzadas. Mas existe uma posição ideal para meditar?

O mais importante para conseguir realizar a prática é encontrar um posicionamento em que o corpo não cause incômodo e, portanto, não atrapalhe a execução. Não existe uma posição ideal para meditar, isso é um mito, mas existem boas práticas! Então quais as outras opções?

O ponto principal é manter a coluna ereta, isso é fundamental para o andamento de uma meditação. Não só é possível realizá-la na posição mais comum, sentado de pernas cruzadas, seja no chão ou em uma superfície mais confortável, como sobre uma almofada.

Ao meditar, escolha uma posição confortável e mantenha coluna ereta
Ao meditar, escolha uma posição confortável e mantenha coluna ereta
Foto: Daisy Daisy / Adobe Stock

Existem mais opções de postura

Se preferirem, praticantes podem executar uma meditação sentados em sua poltrona favorita, mas sem necessariamente dobrar as pernas conforme posição “padrão”. Não há uma regra específica que obrigue a uma única forma de se posicionar, ou seja, deitar-se para meditar pode muito bem ser uma variação de postura.

Vale lembrar que a meditação não é direcionada a um público, está disponível para todos como uma ferramenta de bem-estar e autoconhecimento. Também é indispensável pensar no ambiente, se ele é o mais adequado para a prática e te ajuda a evitar distrações.

Existem diversas durações de meditação, um ponto bem importante para quem tem ou está com uma agenda mais corrida, mas não abre mão. Porém algumas sessões podem se estender bastante, já que demandam um processo mais profundo de relaxamento ou reflexão, por exemplo. Desse modo, conforme destacado, manter uma postura correta, que não impacte na condição de concentração e faça praticante se sentir bem, é essencial.

Confira no vídeo outras dicas sobre o lugar ideal para mergulhar na meditação:

 

O Atma está disponível para:

Android | iOS

ATMA Seu app de meditação
Publicidade
Publicidade