Estudo mostra que envelhecimento começa aos 27 anos
O que Brian Jones (um dos fundadores dos Rolling Stones), Jimmy Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Kurt Kobain têm em comum? Todos morreram antes de começar a envelhecer de verdade. Isso porque o professor Timothy Salthouse, da Universidade da Virginia, chegou à conclusão de que noção espacial e rapidez de raciocínio começam a declinar no cérebro a partir dos 27 anos idade (em tempo, todos os músicos acima fazem parte do que convencionou-se chamar de "Clube dos 27", por terem falecido com essa idade).
Seu estudo, conduzido por sete anos, período em que entrevistou e testou 2.000 pessoas, de 18 a 60 anos, está sendo publicado neste mês na revista especializada Neurobiology of Aging. Os testes mostraram que, em nove dos doze testes, o pico de eficiência cerebral ocorre aos 22 anos, enquanto que os primeiros sinais de declínio de desempenho foram constatados em pacientes com 27 anos.
Entre outros dados levantados pelos pesquisadores, a memória continua intacta até em média os 37 anos de idade, enquanto atividades baseadas em cultura acumulada, como as que envolvem o vocabulário, por exemplo, aumentam até os 60 anos.
A pesquisa sugere novas informações que podem ajudar médicos especialistas na doença de Alzheimer a entender onde e quando a doença pode se manifestar. Afinal, este tipo de demência não é algo natural que ocorre por conta do envelhecimento e sim uma doença que destrói as células cerebrais, afetando milhares de pessoas acima dos 65 anos de idade em todo mundo.