0

Estudo relaciona convívio com gatos à esquizofrenia

De acordo com análise, 50,6% das pessoas que haviam desenvolvido esquizofrenia tiveram um gato na infância

14 jun 2015
18h18
atualizado às 18h19
  • separator
  • 0
  • comentários

Cientistas descobriram uma relação entre pessoas que conviveram com gatos e o desenvolvimento de doenças mentais, incluindo esquizofrenia. Eles acreditam que o culpado pode ser um parasita. Com informações do site do jornal britânico The Independent.

Resultados são similares ao de dois outros estudos realizados na década de 90
Resultados são similares ao de dois outros estudos realizados na década de 90
Foto: iStock

Siga Terra Estilo no Twitter

Em um estudo publicado na revista Schizophrenia Research, especialistas afirmaram que a posse de gatos é “significativamente mais comum” entre famílias cujas crianças foram diagnosticadas com esquizofrenia ou doença mental grave.

Foram analisados questionários realizados em 1982, preenchidos por 2.125 famílias filiadas ao National Institute of Mental Illness. Os especialistas constataram que 50,6% das pessoas que haviam desenvolvido esquizofrenia tiveram um gato na infância.  

Os resultados são similares aos de dois outros estudos da década de 90. Eles acreditam que o parasita unicelular Toxoplasma Gondii, presente em alguns gatos, pode ser a causa, embora ainda não tenham chegado a um consenso sobre essa relação. 

A esquizofrenia é uma doença mental de longo prazo, que pode causar sintomas como alucinações, delírios e alterações no comportamento. Cerca de uma em cada 100 pessoas terão a doença, que é mais comumente diagnosticada entre os 15 e 35 anos. “A T. Gondii alcança o cérebro e forma cistos microscópicos. Nós achamos que ele se torna ativo ao final da adolescência e causa a doença, provavelmente afetando os neurotransmissores”, disse E. Fuller Torrey, pesquisador do Stanley Medical Research.  

Este parasita pode viver em muitas diferentes espécies, mas só pode ter seu ciclo de vida completo em gatos, que o secretam em suas fezes. 

Doença de Parkinson Doença de Parkinson

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade