Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entenda por que beber uma garrafa inteira de cachaça pode matar

Homem morreu após ser visto bebendo 1 litro de cachaça; especialista em Oxidação e Bioquímica explica danos do excesso de álcool ao corpo

19 jul 2023 - 18h32
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem meramente ilustrativa de uma pessoa enchendo um copo de cachaça
Imagem meramente ilustrativa de uma pessoa enchendo um copo de cachaça
Foto: iStock

É de conhecimento comum que álcool em excesso faz mal. Mas esse exagero pode ser até fatal em alguns casos. Foi o que aconteceu no último domingo (16), em um distrito de Catalão, no interior de Goiás. Um trabalhador rural de 42 anos veio a óbito após ser filmado bebendo todo o líquido de uma garrafa com 1 litro de cachaça.

De acordo com o portal Diário do Estado, a Polícia Militar de Goiás relatou que o homem foi encontrado morto na calçada de um bar. O dono do estabelecimento informou aos agentes que ele bebia no local desde cedo. Quando saiu do bar, se deitou na calçada e já não levantou mais.

Outra evidência é um vídeo em que um homem diz "bebeu, bebeu, ganhou, pode trazer a caixinha de cerveja". A mensagem sugere que havia uma aposta e esse seria o prêmio do trabalhador após ter conseguido beber todo líquido de uma vez.

Os riscos do excesso de álcool

"Ingerir uma garrafa inteira de cachaça, de uma só vez, é extremamente perigoso e pode ser fatal", ressalta o nutricionista Felipe França em entrevista ao Terra.

"A quantidade de álcool contida em uma garrafa de cachaça é significativa e pode facilmente levar a uma intoxicação alcoólica, mesmo em indivíduos com alta tolerância ao álcool", acrescenta o especialista em Oxidologia e Bioquímica celular.

Essa tolerância, inclusive, varia de pessoa para pessoa. Como França esclarece, fatores como peso corporal, idade, gênero e histórico de consumo de álcool podem influenciar a capacidade do organismo de metabolizar a substância.

Mas independente deles, o conteúdo em excesso e de uma vez, como fez o trabalhador rural em Goiás, é de extremo risco. Isso porque a cachaça é uma bebida destilada, com teor alcoólico alto - geralmente entre 38% e 48%, segundo França -, o que deixa cada dose com alto teor alcoólico. Se confirmada que essa foi a causa da morte, pode-se concluir que o homem sofreu uma overdose de álcool. 

Outros efeitos no corpo

De acordo com o nutricionista, a ingestão excessiva de álcool pode ter efeitos devastadores no corpo humano, afetando sistemas fisiológicos e bioquímicos.

"Uma vez na corrente sanguínea, o álcool tem um efeito depressor no Sistema Nervoso Central (SNC). Inicialmente, isso pode resultar em euforia, relaxamento e desinibição. Entretanto, com o aumento da concentração de álcool no sangue, os efeitos depressores do SNC intensificam-se, levando a problemas de coordenação motora, falta de julgamento, dificuldades de memória e concentração", pontua.

Outra consequência citada por ele é a acidose metabólica, condição na qual o pH do sangue diminui por conta das substâncias tóxicas produzidas pelo metabolismo do álcool, o que também pode ser fatal. O álcool ainda provoca desidratação, danos cerebrais e problemas graves ligados ao pâncreas e ao fígado, como esteatose hepática e cirrose.

Homem é encontrado morto após ser gravado bebendo um litro de pinga de uma vez:
Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade