PUBLICIDADE

Leite pode diminuir em 50% a sobrevivência de pacientes com câncer de mama

Compartilhar
Exibir comentários
<p>Hormônio encontrado no leite pode aumentar o tumor</p>
Hormônio encontrado no leite pode aumentar o tumor
Foto: Getty Images

Um sorvete ou um iogurte podem prejudicar a sobrevivência de mulheres com câncer de mama. De acordo com cientistas, pacientes que consomem uma porção diária de qualquer produto que contenha leite integral podem ter 50% mais chances de morrer. As informações dão do site do jornal Daily Mail.

Cientistas dos Estados Unidos suspeitam que isso acontece porque os laticínios contêm estrógeno, o hormônio que estimula  o crescimento do tumor. Outros estudos apontam que a alimentação desempenha um importante papel para superar a doença e impedir que ela volte, mas este é o primeiro a mostrar a ligação entre laticínios e o câncer de mama.

Embora as chances de sobrevivência sejam muito melhores do que em outras formas da doença, ela ainda é responsável por 11.800 mortes a cada ano. Dados mostram que, em média, uma em cada oito mulheres vai desenvolver câncer de mama em algum momento de sua vida, e existem cerca de 50 mil novos casos a cada ano.

Cientistas do Centro de pesquisas Kaiser Permanente, na Califórnia, analisaram registros de 1.500 mulheres diagnosticadas com câncer de mama entre 1997 e 200. Eles tinham detalhes como frequência em que consumiam produtos lácteos e porçõe diária. Os alimentos mais comuns foram sorvetes, iogurtes, queijos e chocolate quente.

Os cientistas descobriram que aquelas que consumiam pelo menos uma porção de um desses produtos por dia tinham 50% mais probabilidade de morrer da doença dentro de 12 anos.

“O alto teor de gordura geralmente não é recomendado como parte de uma dieta saudável, mas é um hábito fácil de mudar”, aconselha Bette Caan, líder da pesquisa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade