Homens que tomam suplementos de vitamina C têm risco maior do que a média de ter pedras nos rins, de acordo com um estudo sueco com mais de 22 mil pessoas do sexo masculino.
Estudo relaciona suplementos de vitamina C à pedras nos rins
Foto: Getty Images
"Há muito que se suspeita que doses elevadas de vitamina C possam elevar o risco de pedras nos rins, já que parte da vitamina C absorvida pelo organismo é excretada na urina na forma de oxalato, um dos principais componentes das pedras nos rins", disse a pesquisadora Laura Thomas, do Karolinska Institutet, em Estocolmo.
O estudo de Laura e sua equipe, cujo resultado foi divulgado numa publicação científica da Associação Médica Americana (Jama), usou dados de um grande estudo com homens suecos idosos e de meia-idade, que responderam a uma série de perguntas sobre sua dieta e estilo de vida. Em seguida, foram acompanhados em média por 11 anos.
A análise incluiu 907 homens que disseram tomar regulamente tabletes de vitamina C e mais de 22 mil que não usam suplementos nutricionais.
Dos usuários de vitamina C, durante o estudo 3,4 por cento tiveram pela primeira vez pedras nos rins enquanto entre os não-usuários de suplementos o problema foi constatado em 1,8 por cento. Homens que tomavam suplementos de vitamina C pelo menos uma vez por dia eram os mais afetados por pedras nos rins.
As pedras se constituem de pequenos cristais, que podem ser formados pela combinação de cálcio com oxalato. Eles costumam ser expelidos, mas podem causar dor severa no processo, embora ocasionalmente pedras maiores requeiram cirurgia.
Os resultados não provam que a vitamina em si provoca a formação de pedras.
Mas os pesquisadores disseram que, por não haver benefícios claros ligados a altas doses de vitamina C, as pessoas que já tiveram pedras nos rins poderão querer refletir melhor antes de pensar em tomar suplementos extras.
Lavar bem as mãos: não há melhor maneira de evitar a gripe do que lavar bem as mãos. Oitenta por cento das infecções são transmitidas por contato com superfícies e objetos em que as pessoas tossiram ou espirraram. Quando você toca olhos, boca e nariz, leva o vírus para dentro do corpo, explica Philip M. Tierno, professor clínico de microbiologia e patologia no NYU Langone Medical Center. Por isso, o ideal é lavar as mãos antes de comer, beber e encostar no rosto
Foto: Getty Images
Dormir: enquanto você dorme, seu corpo "cuida" de algumas células para se recuperar do desgaste do dia a dia. Assim, se o seu sono durar entre sete e nove horas, seu corpo terá tempo suficiente para combater infecções. De acordo com um estudo recente, a falta de sono é tão prejudicial para a imunidade quanto o estresse
Foto: Getty Images
Exercícios: praticar exercícios aumenta a atividade dos glóbulos brancos, que ajudam a atacar os vírus. Tire uma hora por dia e torne sua rotina menos sedentária. "Mesmo que seja andar pelo escritório, subir escadas e ir a pé para o trabalho, a atividade tem que ser contínua", disse Tierno Dormir: enquanto você dorme, seu corpo repara algumas células para se recuperar do desgaste do dia a dia. Assim, se o seu sono durar entre sete e nove horas, seu corpo terá tempo suficiente para combater infecções. De acordo com um estudo recente, a falta de sono é tão prejudicial para a imunidade quanto o estresse
Foto: Getty Images
Zinco: receber quantidade adequada de nutrientes e minerais deixa o corpo preparado para lutar e se defender de doenças. Isso envolve a substituição de doces e alimentos gordurosos por legumes, frutas e proteínas magras. Uma das substâncias mais indicadas para a imunidade é o zinco, encontrado em ostras. "Ele interfere no vírus e tem acesso completo às nossas células", justifica Tierno
Foto: Getty Images
Alho: com propriedades que combatem infecções, o alho é um aliado na hora de lutar contra vírus e bactérias. Isso acontece por conta da substância alicina, presente no alimento
Foto: Getty Images
Beber água: principalmente para quem fica muito tempo em ambientes com ar condicionado, beber muita água é importante para hidratar o organismo e ajudar as células do sistema imunológico. Com isso, é mais fácil sobreviver às mudanças de temperatura sem um resfriado Alho: com propriedades que combatem infecções, o alho é um aliado na hora de lutar contra vírus e bactérias. Isso acontece por conta da substância alicina, presente no alimento
Foto: Getty Images
Sem happy hour: o álcool prejudica o sistema imunológico e, claro, deixa o sistema mais propenso a contrair doenças. Que tal optar por água ou suco?
Foto: Getty Images
Mais sorrisos: ser otimista é o segredo para a longevidade. Além disso, durante a vida, ter atitudes positivas e distribuir sorrisos pode ajudá-lo e ficar longe de gripes e resfriados. A felicidade é aliada da imunidade!
Foto: Getty Images
Compartilhar
Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.