PUBLICIDADE

Beber uma lata de refrigerante por dia pode aumentar risco de câncer de próstata

Compartilhar
Exibir comentários
Embora a genética desempenhe um papel grande no câncer de próstata, a alimentação também parece ser importante
Embora a genética desempenhe um papel grande no câncer de próstata, a alimentação também parece ser importante
Foto: Getty Images
Aos apreciadores de refrigerante, uma má notícia. De acordo com um estudo da Universidade de Lund, na Suécia, homens que bebem 300 ml por dia (pouco menos de uma lata padrão, que contém 350 ml) podem aumentar o risco de câncer de próstata agressivo em 40%. Dieta rica em massas, arroz e cereais açúcarados pode levar à maior probabilidade de uma forma mais branda da doença. Os dados são do jornal Daily Mail.
 
Os cientistas analisaram a saúde de mais de 8 mil voluntários entre 45 a 73 anos, por uma média de 15 anos. No fim da pesquisa, compararam os hábitos alimentares dos que receberam diagnóstico de câncer de próstata com os dos que permaneceram saudáveis. A possível explicação é que o açúcar provoca a liberação do hormônio insulina, que alimenta os tumores. Bebidas dietéticas, chá e café com açúcar não foram incluídos no levantamento.
 
A equipe disse que, embora a genética desempenhe um papel grande no câncer de próstata, a alimentação também parece ser importante. No entanto, acrescenta que mais pesquisas são necessárias para comprovar a ligação. 
 
O especialista britânico, Iain Frame, diretor de pesquisa da instituição Câncer de Próstata no Reino Unido, pede cautela com a descoberta. “Nós não podemos ter certeza se algum padrão particular de dieta tem um impacto significativo sobre o risco de um homem contrair câncer de próstata, mas é altamente improvável que qualquer apenas uma fonte de alimento vá levar a uma maior chance de desenvolver a doença”, falou Frame.
 

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade