0

Mulher emagrece 5 kg em 10 dias com 'dieta da argila'

Embora seja considerada perigosa pelos médicos, a 'limpeza por meio da argila' está cada vez mais popular

28 jul 2014
09h51
  • separator
  • 0
  • comentários

Fiona Nicholl, 50, queria entrar em um vestido para o casamento de uma amiga. Mas o manequim 46 a desesperava: faltavam apenas três meses para a data. Foi então que ela tomou uma atitude radical: começou a tomar argila para emagrecer. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.

<p>Especialistas são céticos com relação à eficácia da dieta à base de suplementos e pó de argila</p>
Especialistas são céticos com relação à eficácia da dieta à base de suplementos e pó de argila
Foto: Getty Images

Siga Terra Estilo no Twitter

A consultora conheceu a novidade por meio de uma amiga. “Fiz uma pequena pesquisa online. Achei perfeita para perder peso rápido sem me sentir faminta.”

Nos primeiros três dias, ela não comeu nada, mas apostou nos suplementos e tomou quatro copos de suco. No quarto dia, começou a introduzir frutas, vegetais e saladas, sem abandonar os sucos.

Em dez dias, ela perdeu quase 5 kg e diminuiu 2 números no manequim. “Não estou preocupada com os efeitos colaterais”, disse. Especialistas, no entanto, são céticos com relação à eficácia da dieta.

Para Paula Wyatt, 47, o emagrecimento veio acompanhado de alguns incômodos. “Minha pele ressecou, a digestão ficou lenta e fiquei apática”, detalha.

Ela conta que se sentia cansada e com dor de cabeça. “Mas quando eu parei, me senti uma nova pessoa. O inchaço e as manchas sumiram e eu estava cheia de energia. Além disso, perdi 5 kg em uma semana, o que foi um bônus”, relembra.

A nutricionista Charlote Stirling-Reed afirma que a promessa de emagrecimento sem esforço é o que torna o plano tão sedutor para as pessoas. “Infelizmente, as pessoas ainda acreditam na ideia de uma solução rápida quando se trata de perda de peso. A mudança de comportamento é algo muito difícil”, observa.

Conheça a novidade
Parece bizarro, mas a ‘limpeza por meio da argila’ é o mais novo produto da indústria da deita. Embora seja considerada perigosa pelos médicos, a tendência não para de crescer, começando na América e, agora, no Reino Unido.

A ‘limpeza’ inclui consumir alguns tabletes de argila ou usar a versão em pó misturada ao suco. A ideia é que a argila, uma espécie de ‘super-absrovente’ das cinzas vulcânicas extraída nos Estados Unidos e na China, incha 12 vezes o seu próprio volume no estômago, reduzindo a fome.

Acredita-se também que a argila é capaz de eliminar toxinas, alavancando o metabolismo lento e removendo as impurezas do intestino. Algumas celebridades já aderiram à novidade, como a modelo Elle Macpherson e a atriz Zoe Kravitz.

Especialistas afirmam que a argila pode ser altamente tóxica. Preocupada com a popularidade da dieta, a Food Standards Agency já emitiu um alerta sobre os perigos dos produtos à base de argila, após encontrar em alguns deles elevados índices de arsênio e chumbo. 

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://saude.terra.com.br/infograficos/perda-de-peso/&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://saude.terra.com.br/infograficos/perda-de-peso/&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;De 15 a 235 kg, veja casos de quem conseguiu perder peso&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade