PUBLICIDADE

É ciência: coma chocolate para turbinar seu cérebro

Chocolate contém fibras para ajudar a reduzir a inflamação do cérebro e prevenir o declínio cognitivo.

30 out 2021 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários
Vilão em alguns casos, herói em outros: chocolate é tudo de bom
Vilão em alguns casos, herói em outros: chocolate é tudo de bom
Foto: Tetiana Bykovets / Unsplash

Nutricionistas costumam dizer que o cérebro está por trás de tudo - nossos pensamentos, memória, foco, movimentos, respiração, batimentos cardíacos - e que certos alimentos podem ajudar a torná-lo mais forte e capaz.

Além disso, alimentos desempenham papel fundamental na longevidade. De acordo com o National Institute on Aging, o que comemos impacta diretamente a inflamação e o estresse oxidativo em nossos corpos - ambos podem afetar nosso risco de doenças neurodegenerativas, incluindo Alzheimer e Parkinson.

Seguem cinco alimentos que funcionam para aguçar sua memória, foco e saúde geral do cérebro:

1. Chocolate escuro

O chocolate escuro é cheio de antioxidantes e flavonóides do cacau que ajudam a preservar a saúde das células cerebrais. Ele também contém fibras para ajudar a reduzir a inflamação do cérebro e prevenir o declínio cognitivo.

Um estudo de 2020 analisou como o chocolate amargo e o chocolate branco podem afetar a memória de jovens adultos saudáveis. Os participantes que receberam chocolate amargo tiveram melhor desempenho de memória verbal duas horas depois de consumir o chocolate, em comparação com o grupo que recebeu chocolate branco.

2. Frutas Vermelhas

As frutas vermelhas são repletas de antioxidantes, fitonutrientes, fibras, vitaminas e minerais. Esses nutrientes ajudam a reter a memória e o conteúdo de fibra ajuda a alimentar os micróbios no intestino para reduzir a inflamação do cérebro.

Morangos, por exemplo, são ricos em flavonóides e podem ajudar a desacelerar o declínio cognitivo; mirtilos contêm diferentes tipos de flavonóides relacionados com a prevenção do estresse oxidativo; e amoras são ótimas fontes de antioxidantes, que ajudam a saúde das células cerebrais.

3. Cúrcuma

Um dos principais ingredientes do curry em pó, a cúrcuma contém um composto chamado curcumina, que é o segredo por trás de seus benefícios de estimular o cérebro.

A curcumina é uma substância antiinflamatória poderosa. Consumir, descobriram estudos, pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade e diminuir o declínio cognitivo com a idade.

4. Folhas verdes

As folhas verdes são um alimento básico em dietas saudáveis para o cérebro porque contêm folato, que é uma vitamina B que apoia o neurodesenvolvimento e a função neurotransmissora. A deficiência de folato tem sido associada ao aumento dos sintomas de depressão, bem como ao envelhecimento cognitivo.

5. Alimentos fermentados

A fermentação envolve a adição de alimentos a uma cultura de microorganismos que se alimentam dos açúcares dos alimentos. Isso cria outros produtos, como o ácido lático, que podem gerar bactérias amigáveis ao intestino.

Assim, temos o que é chamado de conexão intestino-cérebro. Portanto, quando comemos alimentos fermentados e aumentamos nossa saúde intestinal, também podemos melhorar nossa função cognitiva.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade