Cor do xixi: o que ela conta sobre sua saúde
Médico explica que a cor da urina pode indicar problemas graves que devem ter tratados
A cor do xixi pode indicar problemas de saúde que merecem ser investigados e tratados rapidamente. Segundo o médico Roberto Galvão, do Canal Nefrologista do YouTube, a urina normal tem coloração entre o amarelo palha e citrino, ou simplesmente um amarelo-claro de aspecto transparente.
"É importante ressaltar que o tom de amarelo sofre interferência da quantidade de água ingerida ao longo do dia. Quem bebe pouca água tem a urina mais concentrada no tom amarelo mais escuro, enquanto quem bebe muita água pode ter a urina praticamente incolor", explica.
O aspecto do xixi pode revelar diversas situações sobre nossa saúde:
A turvação ou “perda da transparência” pode ser notada em quadros de infecção urinária. "Tons mais escuros próximo do laranja são vistos em pacientes com desidratação", alerta.
O que as cores do xixi podem indicar de possíveis problemas de saúde?
- Vermelha: hematúria ou “sangue na urina”, alimentos como a beterraba e medicamentos como a Rifampicina e o Pyridium.
- Laranja: desidratação e medicamentos à base de sulfa, laxantes e quimioterapia.
- Marrom ou “cor de Coca-Cola”: doenças do fígado com icterícia, mioglobinúria nas lesões musculares, injúria renal aguda, antibióticos, cloroquina.
- Azul e verde: ingestão de corantes alimentares, azul de metileno, medicamentos como amitriptilina e indometacina, infecção urinária por pseudomonas.
- Preta: metástase urinária do melanoma, alcaptonúria (doença genética rara).
- Branca: filariose abdominal (rara).
- Roxa: pacientes sondados com certas infecções urinárias.
Caso apresente alguma das situações mencionadas acima, é importante consultar um médico para avaliar as possíveis causas e realizar exames, principalmente o de urina.
"Na presença de outros sintomas urinários, como ardência, aumento da frequência, redução ou aumento importante do volume urinário, formação excessiva de espuma na urina, dor ou desconforto, procure ajuda profissional e lembre-se de que o especialista em doenças renais é o Nefrologista", conclui o médico.