Convivendo com demência, Maurício Kubrusly completa 80 anos: 'Ninguém acredita'
Kubrusly deixou a Globo em 2019, após 34 anos na emissora, por questões de saúde
Maurício Kubrusly completou 80 anos convivendo com Demência Fronto Temporal, e sua trajetória, marcada pelo quadro "Me Leva, Brasil", ganhou um documentário no Globoplay.
O jornalista Maurício Kubrusly completa 80 anos neste domingo, 28, e sua esposa, Beatriz Goulart, compartilhou uma publicação nas redes sociais para mostrar a pequena celebração. "A primavera é quando ninguém acredita, e ressuscita por amor", escreveu ela no Instagram.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Kubrusly deixou a Globo em maio de 2019, após 34 anos na emissora, por questões de saúde. Um de seus últimos trabalhos foi o quadro Me Leva, Brasil, exibido entre 2000 e 2017, no qual contava histórias de personagens de destaque.
Em agosto de 2023, uma reportagem do Fantástico revelou que o jornalista havia se mudado para a Bahia após o diagnóstico de Demência Fronto Temporal (DFT). Segundo Beatriz, a memória se foi, mas a paixão pela vida permanece.
Devido à repercussão em torno de sua condição e carreira, a trajetória do jornalista ganhou um documentário no Globoplay: Kubrusly: Mistério Sempre Há de Pintar Por Aí.
A doença
A Demência Fronto Temporal (DFT) é a mesma condição que afeta o ator Bruce Willis. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), um dos principais sintomas iniciais está ligado a mudanças de humor e alterações de comportamento.
Em alguns casos, é comum que o paciente se torne apático ou, ao contrário, mais enérgico e desinibido. Também pode apresentar atitudes irresponsáveis, ficar indiferente a tudo ou se tornar incapaz de realizar atividades cotidianas.