PUBLICIDADE

Consumo de cogumelos na melhora do controle da glicemia

27 ago 2018 - 07h15
Compartilhar
Exibir comentários

Pesquisadores que trabalham em vários departamentos da Pennsylvania State University conduziram recentemente um estudo em camundongos. Eles queriam investigar os efeitos dos cogumelos brancos (Agaricus bisporus) como prebióticos. Prebióticos são substâncias, muitas vezes derivadas dos alimentos que ingerimos, que apóiam a atividade de microrganismos no intestino e que podem impulsionar o crescimento de bactérias benéficas. Em um modelo de camundongo, os cientistas conseguiram mapear como os champignons brancos modificam a microbiota intestinal, levando a uma melhor regulação da glicose nos sistemas dos camundongos. O melhor controle da glicose tem implicações na diabetes, bem como outras doenças metabólicas.

Na diabetes, nossos corpos não produzem o suficiente do hormônio insulina, o que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. A insulina ajuda a transferir glicose do sangue para as células, para fornecer energia. Também coloca o excesso de glicose "no armazenamento", por assim dizer, para que possa ser convertido em energia quando necessário. Os pesquisadores alimentaram todos os camundongos com uma porção diária de cogumelos brancos, o que equivale a cerca de 85g de cogumelos por dia para os seres humanos. Eles descobriram que os ratos com microbiotas intestinais experimentaram mudanças em suas populações de micróbios intestinais. Em particular, seus intestinos produziram mais ácidos graxos de cadeia curta, como o propionato sintetizado a partir do succinato. Eles acreditam que comer cogumelos brancos desencadeia reações na microbiota intestinal que levam ao crescimento de certos tipos de bactérias, como a Prevotella, que, por sua vez, aumenta a produção de propionato e succinato.

Estes, explicam os cientistas, podem alterar a expressão de certos genes que estão envolvidos na produção de glicose, também conhecida como glicogênese. As descobertas sugerem que os champignons brancos, como alimentos prebióticos, poderiam ser usados ??no futuro para controlar o diabetes, devido ao papel que eles parecem desempenhar na glicogênese. Enquanto este estudo foi realizado em ratos com um peso normal, os pesquisadores explicam que eles também estão interessados ??em testar os efeitos deste alimento prebiótico em ratos com obesidade. Esse seria o primeiro passo para estender essa pesquisa aos participantes humanos, na esperança de que ela leve a uma melhor compreensão de como nossas dietas diárias impactam os processos metabólicos e influenciam a prevenção ou o desenvolvimento de certas condições de saúde.

Referência

Tian, Y. ET al. Prebiotic effects of white button mushroom ( Agaricus bisporus ) feeding on succinate and intestinal gluconeogenesis in C57BL/6 mice. Journal of Functional Foods , Volume 45 , June 2018, Pages 223-232.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade