Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conselho Federal de Medicina condena tratamentos anti-idade com hormônios

6 ago 2012 - 14h14
(atualizado às 14h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Ainda não existem evidências científicas que justifiquem a prática da medicina antienvelhecimento, conhecida também como anti-aging. Essa é a conclusão de uma revisão de estudos científicos, realizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Tratamentos baseados em reposição hormonal e suplementação com antioxidantes, vitaminas e sais mineiras são os principais alvos das críticas do CFM em documento publicado nesta segunda-feira (6).

Com o avanço da idade, a produção de hormônios tende a cair. Alguns médicos indicavam a reposição como opção para afastar o avanço da idade
Com o avanço da idade, a produção de hormônios tende a cair. Alguns médicos indicavam a reposição como opção para afastar o avanço da idade
Foto: Getty Images

Segundo o Conselho, alguns médicos receitavam a seus pacientes hormônios, como testosterona, progesterona, GH – o mesmo tratamento usado em pessoas com hipofunção glandular. “Prescrever hormônio do crescimento para 'rejuvenescer' um adulto que não tem deficiência desse hormônio é submetê-lo ao risco de desenvolver diabetes e até neoplasias”, diz Gerson Zafallon Martins , Coordenador da Câmara Técnica de Geriatria do Conselho de Medicina.

Na avaliação dos conselheiros, o aumento da expectativa de vida não está relacionada a um tratamento específico, mas sim à melhoria da qualidade de vida. “Estão vendendo ilusão de antienvelhecimento para a população sem nenhuma comprovação científica e que pode fazer mal à saúde. Com a idade, o metabolismo mais lento e a ingestão de algumas substâncias podem aumentar o risco de várias doenças”, alerta a médica geriatra Elisa Franco Costa.

Segundo dados da instituição, nos últimos quatro anos, foram cassados o registro profissional de cinco médicos que praticavam os procedimentos anti-aging. Ainda, outros 10 profissionais foram punidos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade