PUBLICIDADE

Como evitar diarreia no verão? Confira os cuidados necessários

Médico revela algumas recomendações para minimizar o risco desse problema durante os dias mais quentes do ano

5 dez 2023 - 17h25
Compartilhar
Exibir comentários

A contagem regressiva para o verão já começou e, junto dela, iniciam também os alertas para a prevenção dos surtos de diarreias e viroses. De acordo com o  Dr. Nelson Cathcart Jr, é comum o aumento de casos desse problema durante os dias de calor e em períodos de fortes chuvas e enchentes (quando águas de rios e mares ficam contaminadas com o esgoto).

Descubra o que fazer para ficar longe das diarreias durante o verão |
Descubra o que fazer para ficar longe das diarreias durante o verão |
Foto: jcomp/Freepik / Boa Forma

Por esse motivo, além de ficar atento na balneabilidade das praias, o médico afirma que é preciso redobrar as precauções na hora da alimentação e da hidratação fora de casa. Veja algumas recomendações:

  • Analise a higienização: É fundamental conferir a higienização dos produtos oferecidos e consumidos em estabelecimentos.
  • Olhe o armazenamento: Na praia, cheque onde estão armazenados os alimentos disponibilizados em quiosques ou outros restaurantes, pois, muitas vezes, eles ficam por horas debaixo do sol forte.
  • Tenha cuidados redobrados com alimentos crus ou mal cozidos: Consuma estes alimentos apenas se tiver certeza da higiene durante a manipulação.
  • Atente-se à hidratação: Ao comprar uma garrafa de água, certifique-se de que a embalagem está lacrada adequadamente. Vale lembrar que água de coco e isotônicos também podem ajudar na hidratação durante o verão.

O QUE É A VIROSE?

"Virose é qualquer infecção causada por vírus que possa trazer danos para o aparelho digestivo, como em outras partes do corpo. No inverno, são comuns nas vias respiratórias, por exemplo", explica o médico.

As viroses que atingem o aparelho digestivo podem causar diversos desconfortos, entre eles, diarreias, dores de barriga e na boca de estômago, enjoo e vômito.

O gastroenterologista ressalta que nem sempre é fácil diferenciar uma diarreia provocada por um vírus de uma causada por bactérias. "Os sintomas da bacteriana, geralmente, são febre alta e persistente, sinais de desidratação intensa, necessidade de acordar de madrugada para ir ao banheiro e sangue nas fezes. Já nas virais, os sintomas podem começar mais intensos e, em 24 ou 48 horas, há uma tendência de melhora, bem diferente da bacteriana onde a tendência é a de piora dos sintomas graves", afirma.

Se os sintomas persistirem por muito tempo ou se tornarem mais intensos, não deixe de procurar um atendimento médico.

COMO EVITAR DIARREIA NO VERÃO?

Para evitar diarreia no verão, é necessário adotar alguns cuidados, por exemplo:

  • Lavar as mãos com água e sabão ao longo do dia, especialmente antes das refeições;
  • Não ter contato com água parada;
  • Higienizar os alimentos;
  • Aumentar a ingestão de água;
  • Não frequentar praias que não são liberadas para banho;
  • Ao comer fora de casa, escolher estabelecimentos confiáveis.
Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade