0

Como diminuir a vontade por doce

12 out 2018
07h11
  • separator
  • comentários

Algumas pessoas usam alimentos ricos em açúcar de maneira não saudável, mesmo talvez não sendo um vício atual. Alguns sinais: se você sente vontade por açúcar, perde o controle e come mais do que o planejado. O açúcar é o principal combustível das células cerebrais. O cérebro vê esse nutriente como uma recompensa, o que faz com que você queira consumi-lo cada vez mais.  Se você come frequentemente muito açúcar, você está reforçando essa recompensa, o que torna difícil quebrar o hábito. O seu corpo precisa mover a glicose do sangue para as células a fim de obter energia. Para que isso aconteça o pâncreas produz insulina, a qual dependendo do tipo de açúcar pode provocar uma queda súbita dos níveis sanguíneos de glicose. Essa mudança brusca pode fazer com que fique tonta e fraca e com uma maior necessidade por alimentos doces.

Você não precisa de açúcar como acha que precisa. Na verdade, você pode treinar os seus sentidos para gostar de coisas que não são tão doces. Tente cortar um alimento doce da sua dieta toda a semana. Por exemplo, não consumir a sobremesa no jantar. Você não precisa desistir de consumir algo de sabor doce, mas obtenha de outras fontes, como frutas frescas, desidratadas, congeladas ou secas. Um copo de leite desnatado ou iogurte desnatado podem ajudar. Comer proteína ajuda a diminuir a vontade por doce, pois é digerida mais lentamente aumentando a sensação de saciedade. Alimentos ricos em fibras como grãos integrais, frutas e vegetais também aumentam a saciedade.

O exercício físico pode ajudar a diminuir a compulsão por doces e mudar a forma de como você se alimenta de forma geral. Você começa a se sentir melhor e querer alimentos mais saudáveis. Preste atenção ao seu corpo, caso o consumo de adoçantes esteja aguçando a vontade por açúcar, troque por outro alimento que seja doce. Mesmo os açúcares naturais ou mais saudáveis como o mel e o açúcar mascavo devem ser consumidos com moderação, pois provocam o pico de insulina e a queda brusca nos níveis de açúcar.  

Referência

http://www.webmd.com/diet/ss/slideshow-sugar-addiction?ecd=wnl_wmh_083015&ctr=wnl-wmh-083015_nsl-promo_5&mb=voAu2w9N73u3p993LPWFqRXFE73IOX1c0OaTzBd4F8E%3d

Estadão Conteúdo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade