PUBLICIDADE

Como cuidar da saúde ocular no dia a dia? Confira 6 dicas

Não, só aplicar colírio quando os olhos estão irritados não é o suficiente

5 jul 2022 - 10h12
Ver comentários

Não é exagero dizer que, hoje, grande parte da nossa vida é vivida através de uma tela. Computador, smartphone, televisão... Tudo isso pode facilitar o nosso dia-a-dia, como pode também gerar diversos impactos negativos na nossa vida e visão.

Foto: Anna Shvets/ / Boa Forma

"Os olhos compõem o sistema visual, um dos sentidos mais importantes que temos. Preservar nossa visão é fundamental para mantermos nossa qualidade de vida. Hábitos diários simples nos ajudam muito" conta Fernando Drudi, oftalmologista.

COMO CUIDAR DA VISÃO NO DIA A DIA 

SE EXERCITE

Sim, se manter em movimento pode ajudar sua visão! Isso porque a obesidade pode trazer doenças com potencial de dano aos olhos, entre elas podemos destacar a hipertensão arterial e o diabetes. "Estas doenças podem levar a lesões irreversíveis na retina levando muitas vezes a cegueira se não tratadas precocemente. Estas doenças também aumentam a incidência de outras patologias oculares como a catarata e as oclusões vasculares retinianas" conta Fernando. Assim manter o corpo saudável é fundamental para garantirmos a nossa saúde ocular.

CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO

Uma boa saúde ocular começa com a comida no prato. "Nutrientes como ômega-3, luteína, zinco e vitaminas C e E podem ajudar a evitar problemas de visão relacionados à idade, como degeneração macular e catarata" conta Marcelo Brito, oftalmologista. Para obtê-los, encha seu prato com:

  • Vegetais de folhas verdes como espinafre e couve
  • Salmão, atum e outros peixes oleosos
  • Ovos, nozes, feijões e outras fontes de proteína não-animal
  • Laranjas e outras frutas cítricas ou sucos
  • Ostras e carne de porco

HIGIENIZE OS OLHOS

Doenças como Blefarite (inflamação nas pálpebras) tem um melhor controle quando se é feito a higiene palpebral diária deve fazer parte da rotina. "Realizamos essa higiene com shampoo neutro que deve ser diluído em água, de preferência morna, aplicamos na base dos cílios com algodão ou com as próprias mãos. Após uma massagem delicada enxaguamos abundantemente" explica Fernando.

PARE DE FUMAR

Fumar aumenta a probabilidade de você ter catarata, danos ao nervo óptico e degeneração macular, entre muitos outros problemas médicos. Se você já tentou largar o hábito antes apenas para começar de novo, continue tentando. Quanto mais vezes você tentar parar de fumar, maior a probabilidade de ter sucesso. Peça ajuda ao seu médico.

TENTE (AO MÁXIMO) EVITAR AS TELAS

Evitar o uso excessivo de telas (celulares, notebook) também é importante para um adequado cuidado com os olhos. As telas diminuem o ato de piscar piorando o olho seco, assim, controlar o uso diários com pausas continuas é importante para mantermos nossos olhos saudáveis.

É claro, a tecnologia trouxe mais acesso à mais informação, sabemos da importância que os computadores e celulares tem em nosso cotidiano e quanta facilidade nos trazem diariamente. Porém, o uso excessivo de eletrônicos por parte das pessoas e principalmente crianças tem chamado atenção. "O número de pessoas com miopia nos EUA e na Ásia aumentou drasticamente nas últimas décadas. Pesquisas sugerem uma ligação entre o aumento da miopia e crianças que passam mais tempo usando telas ou em ambientes fechados" alerta Fernando.

O profissional explica que o hábito em excesso faz com que piscamos menos, isso leva ao ressecamento ocular, causando sintomas como olho vermelho e desconforto. A lágrima é um importante componente do sistema visual, assim, o olho seco causado pelo excesso do uso dos " devices" eletrônicos pode levar

também a embaçamento visual constante. Confira algumas dicas para conciliar esta nova realidade:

  • Fazer atividades ao ar livre, como exercícios físicos ou brincadeiras recreativas são uma boa alternativa para diminuir o consumo dos celulares e do computador.
  •  De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, crianças de até 2 anos não devem ter atividades em frente às telas. O uso excessivo de equipamentos eletrônicos por elas causa tanto prejuízos visuais como ansiedade, sedentarismo, distúrbio do sono e alimentação.
  • A aplicação de colírios lubrificantes, sempre prescrito pelo oftalmologista, também alivia os sintomas do olho seco.
  • Para minimizar os sintomas oculares, o ideal é piscar mais vezes enquanto estiver em frente ao computador, celular ou televisão. Uma outra dica é fazer pausas intercaladas, olhando para o horizonte, a cada 20 minutos de uso.
  •  Outra orientação é o uso de óculos com filtro azul. Ideal para as pessoas que necessitam ficar por mais tempo em frente às telas, como as que trabalham com computador.

USE ÓCULOS DE SOL

Os óculos corretos ajudarão a proteger seus olhos dos raios ultravioleta (UV) do sol. Muita exposição UV aumenta as chances de catarata e degeneração macular.

"Escolha um que bloqueie de 99% a 100% dos raios UVA e UVB. Lentes envolventes ajudam a proteger seus olhos pelas laterais. As lentes polarizadas reduzem o brilho enquanto você dirige, mas não necessariamente oferecem proteção adicional" recomenda Marcelo, "se você usa lentes de contato, algumas oferecem proteção UV. Ainda assim, é uma boa ideia usar óculos escuros para uma camada extra".

Boa Forma
Publicidade
Publicidade