Catarata: entenda como é a cirurgia realizada por Lula
A catarata é mais comum depois dos 60 anos, mas também pode aparecer devido a fatores hereditários.
Especialista detalha o procedimento e relaciona as causas que podem provocar a catarata
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, na manhã desta sexta-feira (30), uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, em Brasília. De acordo com Antônio Sardinha, oftalmologista do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC), "a catarata é uma condição nos olhos que acontece quando o cristalino, que é a lente natural responsável por direcionar a luz até a retina, perde a transparência aos poucos".
O que causa catarata?
Quando isso acontece, a passagem de luz fica comprometida, levando o paciente a enxergar de forma turva ou embaçada, podendo piorar gradualmente. "Apesar de ser mais frequente após os 60 anos e estar ligada ao envelhecimento natural, a catarata também pode aparecer por causa de traumas nos olhos, exposição excessiva ao sol sem proteção, uso de alguns medicamentos, doenças como diabetes ou fatores hereditários", complementa o especialista.
Sardinha explica que a forma eficaz de tratar a catarata é por meio de cirurgia. Dentro da oftalmologia, o procedimento é comum e seguro. Nessa intervenção, retira-se o cristalino que perdeu a transparência por meio de uma técnica chamada facoemulsificação. Nesse método, quebra-se o cristalino com o uso de ultrassom para remoção do mesmo. "Depois disso, é colocada uma lente intraocular artificial e transparente, que passa a exercer o papel do cristalino natural, permitindo que a visão volte a ficar nítida", destaca o oftalmologista.
Recuperação rápida
De acordo com o médico, a cirurgia costuma durar entre 20 e 30 minutos. "A recuperação geralmente é rápida e muitos pacientes já percebem melhora na visão nos primeiros dias", conclui ele.