Calcinha apertada pode dar pochete e deformar a silhueta?
Biomédico orienta sobre o tecido e tamanho ideal para ter conforto e não deixar marcas
Taís Araújo dividiu opiniões ao falar recentemente que não abre mão de usar calcinha bege e grande. A atriz tem razão quando prioriza o conforto. Segundo Thiago Martins, biomédico mineiro mestre em Medicina Estética, usar calcinhas muito apertadas e muito pequenas podem gerar deformação no corpo.
"Mulheres que, por um acaso, estejam constatando marcas em seu corpo sempre que tiram a calcinha, é melhor reverem sua coleção de lingeries. Isso porque as peças podem não estar adequadas ao corpo e seu biotipo, além de impactar em sua saúde, principalmente se essas marcas demoram muito para desaparecee", explica.
O uso da lingerie que não é adequada para determinado corpo, pode até mesmo formar "gordurinhas" indesejáveis na região.
"As mulheres têm o costume de usar calcinhas e sutiãs muito pequenos e apertados podem, com o aperto causado pela peça, fazer com que as “gordurinhas” existentes na região acabem pulando para fora e se tornando mais visíveis. Isso, ao longo do tempo, vai gerando as famosas marquinhas conhecidas como gordura local acumulada", diz o profissional.
Como escolher a calcinha ideal?
Ao escolher a lingerie é fundamental pensar em conforto e bem-estar. Veja dicas importantes:
Tecidos
Vale procurar por tecidos que tenham alta respirabilidade , que ajudam a evitar a proliferação de fungos e bactérias, além de problemas sérios como infecções ou alergias.
De olho na elasticidade
Essa é outra característica importantíssima. Quanto melhor for a adaptabilidade ao corpo, mais confortável a peça será e menos marcas ela deixará no corpo.
Tamanho ideal
Fique de olho nas medidas. Por mais confortável que o tecido seja, de nada adianta se ele não estiver do tamanho correto. "Isso vale para quem tem seios mais fartos: optar por bojos que tenham revestimento interno e alças mais grossas, por exemplo", alerta o biomédico.
Para mulheres de seios menores, vale investir em tecidos como elastano, supermicrofibras ou algodão.
Sem costura
No caso das calcinhas, as mais confortáveis são as sem costura, que normalmente são produzidas em tecidos como super microfibra, elastano e poliamida.
"O mais indicado é o uso de calcinhas cós alto, nem tão apertada, nem tão larga, fazendo com que haja sustentação da barriga de forma correta, sem causar marcas. O mesmo vale para sutiã, o certo é um sutiã estilo top, com uma sustentação boa para os seios e com a parte das costas cobertas, nem muito apertado, nem muito largo", conclui o profissional.