2 eventos ao vivo

Benefícios comprovados pela ciência do manganês

11 set 2018
07h11
  • separator
  • comentários

O manganês é um mineral que o seu corpo necessita em pequenas quantidades. É necessário para o funcionamento normal do cérebro, sistema nervoso e muitos dos sistemas enzimáticos do seu corpo. Enquanto seu corpo armazena até cerca de 20 mg de manganês em seus rins, fígado, pâncreas e ossos, você também precisa obtê-lo de sua diet. Ele é considerado um nutriente essencial e pode ser encontrado especialmente em sementes e cereais integrais, bem como em quantidades menores em legumes, leguminosas, oleaginosas, verduras e chá. O manganês pode desempenhar um papel positivo na saúde dos ossos, trabalhando em conjunto com outras vitaminas e minerais para melhorar a densidade mineral óssea.

O manganês é importante na formação e funcionamento do antioxidante superóxido dismutase (SOD), que pode ajudar a reduzir os danos às células. Parece que o manganês pode contribuir para diminuir a inflamação e a dor associada a doenças inflamatórias. Ele tem uma variedade de funções que podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue em seu corpo. Baixos níveis desse mineral podem afetar negativamente o controle do açúcar no sangue. Baixos níveis de manganês no organismo parecem estar ligados a um risco aumentado de ataques epilépticos, embora a relação entre o mineral e as convulsões ainda não seja totalmente compreendida. O manganês desempenha um papel vital no metabolismo de nutrientes, servindo como um cofator em uma variedade de processos químicos em seu corpo.

Quando combinado com o cálcio, o manganês pode atuar como um remédio natural para diminuir os sintomas da TPM. Ele pode ajudar na função cerebral, protegendo este órgão dos danos causados ??pelos radicais livres e melhorando a função cognitiva. O manganês é essencial para a produção de tiroxina e para a boa saúde e funcionamento da tiróide. Ele pode ajudar na cicatrização de feridas desempenhando um papel na formação de colágeno nas células da pele, mas mais estudos são necessários. A ingestão adequada de manganês é importante para a saúde geral, mas não é recomendado que você tome mais do que o necessário, pois é considerado um metal pesado, e o consumo excessivo pode ser perigoso. Enquanto o manganês é seguro em quantidades adequadas, aqueles com anemia por deficiência de ferro e doença hepática ou renal, bem como aqueles que inalam o mineral devem ser cautelosos. Parece ser seguro para os adultos consumirem até 11 mg de manganês por dia.

Referência

Holley, A. K. ET al. Manganese superoxide dismutase: guardian of the powerhouse. Int J Mol Sci.  2011;12(10):7114-62.

Lee, S. H. ET al. Manganese supplementation protects against diet-induced diabetes in wild type mice by enhancing insulin secretion. Endocrinology.  2013 Mar;154(3):1029-38. 

Takeda, A. Manganese action in brain function.   Brain Res Brain Res Rev.  2003 Jan;41(1):79-87.

Estadão Conteúdo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade