PUBLICIDADE

Meditação: saiba identificar o melhor horário para praticar

Autoconhecimento e rotina são fatores essenciais na escolha do momento de meditar; entenda.

17 jun 2022 - 05h00
Ver comentários
Publicidade

Apesar de ainda carregar estereótipos, a meditação tem uma comunidade de praticantes que segue crescendo, sobretudo entre pessoas que desejam inserir novos hábitos saudáveis no cotidiano. Mesmo assim, especialmente entre aqueles que recentemente decidiram começar a praticar, dúvidas sobre qual a meditação ideal ou se há um horário específico capaz potencializar resultados costumam se destacar. Seja pela manhã, durante a tarde ou à noite, de fato, há um momento ideal para meditar? 

Meditação pode ser realizada a qualquer hora e ser parte da rotina
Meditação pode ser realizada a qualquer hora e ser parte da rotina
Foto: Prostock-studio / Adobe Stock

Milenar, a meditação acaba recebendo rótulos que não necessariamente são uma verdade: ao contrário do que se pode imaginar, sentar-se de pernas cruzadas não é uma posição obrigatória, tampouco a única possível. Isso vale para outras questões, então o ato de meditar em um momento específico, em geral, não tem uma correlação com alcançar ou não um objetivo, está bem mais conectado à necessidade de cada um, o próprio corpo e mente, vontade e rotina. 

Veja abaixo alguns motivos que podem fazer com que você prefira meditar em determinado período, porém lembre-se de que não há uma regra, já que além de possuir variadas alternativas, a meditação é absolutamente adaptável e cada corpo funciona de uma forma e vive uma rotina.  

Manhã 

Horário comumente associado à meditação, traz muito daquela ideia de yoga matinal. Porém a vantagem desse período é o fato de que a mente tende a estar mais serena após o descanso. Assim, o estado mais tranquilo pode colaborar para meditações que foquem bastante no autoconhecimento e reflexão. 

Tarde 

Sim, é possível meditar nesse período, e praticar nesse momento pode ser um grande trunfo quando se pensa em aumento de foco e combate do esgotamento mental, já que possivelmente corpo e mente foram expostos às condições comuns de desgaste, como um dia de trabalho, por exemplo. E nesse contexto, reenergizar e trazer a mente de volta a um estado de concentração tende a ser necessário para que a produtividade siga em bom nível. Meditações rápidas ou em formato de música podem ser aplicadas e ajudar a elevar atenção

Noite

Nesse passo, quando geralmente poucas horas estão à disposição, torna-se mais difícil realizar meditações mais complexas e que demandam mais tempo, ao menos para algumas pessoas. Aliado a isso, é esperado que estresse e ansiedade estejam presentes, resultados naturais do dia. Com base nisso, é interessante investir tempo nas meditações que irão apoiar a chegada do sono e contribuir para uma boa noite de descanso. Exercícios de respiração também podem fazer parte desse momento em busca da tranquilidade da mente.    

Posso escolher qualquer horário? 

A resposta é sim! Embora cada período possa oferecer um tipo de alternativa, essa não é uma verdade absoluta, por exemplo: durante a noite você pode preferir uma prática meditativa que ajude a refletir sobre o dia do que uma para dormir. Meditação tem a ver com qualidade de vida e está disponível para ser acessada em momentos de necessidade, quando o praticante desejar ou simplesmente como uma ferramenta de bem-estar a fazer parte da rotina. Além disso, não há uma duração específica, você pode praticar em um minuto ou permanecer nesse estado por horas, seja manhã, tarde ou noite e, claro, dependendo do tipo de exercício. A dica é saber interpretar a necessidade e trabalhar para que consiga estabelecer a meditação como atividade natural do dia a dia, sem trazer o peso de uma obrigação. 

 

O Atma é um app de meditações e músicas para controle de estresse e ansiedade, aumento do foco, autoconhecimento e dormir melhor. Conheça agora! Disponível para Android e iOS

 

ATMA Seu app de meditação
Publicidade
Publicidade