Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bebê gêmea nasce sem olhos devido a condição rara na Inglaterra; entenda

A pequena Maeve foi diagnosticada com anoftalmia bilateral. Pais afirmam que falta de visão não será tabu em casa

23 fev 2025 - 14h33
(atualizado às 15h27)
Compartilhar
Exibir comentários
A pequena Maeve foi diagnosticada com anoftalmia bilateral. Pais afirmam que falta de visão não será tabu em casa
A pequena Maeve foi diagnosticada com anoftalmia bilateral. Pais afirmam que falta de visão não será tabu em casa
Foto: Reprodução

Quando Darrah O'Sullivan, de 28 anos, deu à luz as gêmeas Maeve e Orla, não havia sinais aparentes de qualquer problema de saúde. Porém, com o passar dos dias, médicos perceberam que Maeve não abria os olhos. O diagnóstico revelou uma condição raríssima chamada anoftalmia bilateral --ausência dos globos oculares--, que afeta um a cada 100 mil bebês, segundo o NHS, sistema público de saúde do Reino Unido, onde vive a família. As informações são do jornal britânico The Independent.

As meninas nasceram em 8 de abril de 2024, na 36ª semana de gestação. O diagnóstico de Maeve foi dado poucos dias depois, trazendo surpresa e desafios para os pais. “Houve muito trauma nos primeiros dias porque simplesmente não é o que você espera”, confessou Vince Greenaway, pai das gêmeas.

Apesar da condição, exames confirmaram que a bebê não possui outros problemas de saúde. Atualmente, Maeve recebe acompanhamento médico e, em breve, poderá usar uma prótese ocular.

Morando no condado de Hertfordshire, na Inglaterra, a família tem feito adaptações para ajudar a filha no desenvolvimento. Darrah descreve Maeve como uma menina linda, feliz e cheia de vida. Para ela, a cegueira não será tratada como tabu.

“E daí se ela não puder enxergar? Ela vê o mundo de uma maneira diferente, mas isso não significa necessariamente que seja uma coisa ruim. Maeve sendo cega, ou sua condição, nunca, jamais será um assunto tabu em nossa casa. Todos aprenderemos braile e será apenas uma parte normal de nossa vida”, disse a mãe. “Não queremos que ela sinta que sua condição a impedirá de fazer qualquer coisa”, completou.

Desde o diagnóstico, a família conta com o suporte da instituição de caridade Guide Dogs and Macs, especializada em ajudar pessoas com microftalmia, anoftalmia e coloboma ocular. Maeve recebe acompanhamento para melhorar a mobilidade e o toque, além de futuramente ter apoio para aprender braile.

Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a anoftalmia bilateral, Vince participará da Maratona de Londres de 2025, em 27 de abril. Ele correrá ao lado das cunhadas, Maddie e Chloe, para arrecadar fundos para a Macs, contribuindo para que mais famílias possam receber o apoio necessário.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade