PUBLICIDADE

Setembro Amarelo e saúde mental: veja como buscar ajuda ou auxiliar alguém

Aplicativo de meditação ATMA promove live com a participação do monge Satyanatha e da atriz e influenciadora Helen Ramos

26 set 2022 - 15h33
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Emma Bauso/Pexels

Como você tem lidado com os desafios do dia a dia? Com que frequência pensamentos tiram seu foco do momento presente? Você sabe como pedir ajuda ou apoiar de forma efetiva quem está passando por momentos desafiadores? Abrindo espaço para questionamentos como esses, o aplicativo de meditação ATMA promove um bate papo online e gratuito em prol da saúde mental, nesta terça-feira (27).

A live Setembro Amarelo: um bate papo sobre saúde mental e valorização da vida contará com a presença do Monge Satyanatha, especialista em meditação pelo monastério de Kauai (Índia) e criador das meditações do ATMA, em conjunto com a atriz, podcaster, roteirista e influenciadora, Helen Ramos. O evento acontecerá no Portal Terra, a partir das 10h desta terça-feira e é aberto a todos que quiserem participar. O objetivo da iniciativa é possibilitar um espaço de troca, acolhimento e, principalmente, escuta.

Desde 2016, quando se tornou mãe e passou a abordar os desafios da maternidade sem romantização nas redes sociais, Helen vem abrindo espaço para conversas importantes, exercitando principalmente a escuta empática e acolhedora, especialmente durante a apresentação de seus podcasts. Foi com eles, utilizando sua vivência pessoal e interesse por Psicanálise, que a atriz passou a falar sobre a importância do cuidado com a saúde mental de forma natural, já que todos nós estávamos aprendendo a lidar com as limitações impostas pela pandemia de Covid-19 em tempo real.

"Frequentemente a gente se perde e às vezes a gente entra numa tristeza, numa angústia e até mesmo numa depressão e é muito importante perceber quando isso acontece, porque a vida é para ser vivida com alegria, desafios e até lágrimas, mas sempre em busca de um estado melhor, de mais harmonia, de mais sucesso, de mais verdade", explica o monge especialista em meditação, Satyanatha.

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na edição de 2022 do Relatório Mundial de Saúde Mental, houve um aumento superior a 25% de novos casos de depressão e ansiedade. O relatório ressalta ainda que apenas no primeiro ano da pandemia de Covid-19 129 milhões de pessoas foram afetadas com tais questões de saúde mental. No contexto da pandemia, hábitos para melhora do bem-estar e qualidade de vida foram amplamente difundidos. De acordo com estudo realizado pela V.Trends, hub de insights e pesquisa da Vivo, o número de praticantes de meditação cresceu 45% no Brasil e, dentre os adeptos, 38% implementaram a meditação como hábito diário.

Setembro Amarelo

Além do bate papo, durante todo o mês de setembro, que desde 2014 é considerado o mês de valorização à vida no Brasil, o aplicativo ATMA promove sessões especiais de meditação que podem auxiliar na busca de apoio. É possível encontrar conteúdos que ajudam a acalmar pensamentos e a lidar com cicatrizes deixadas por algum trauma, por exemplo. 

Quando se pensa em rede de apoio, é fundamental considerar que a escuta ativa, sem julgamentos, pode encorajar a pessoa a buscar orientação para restabelecer o equilíbrio mental e emocional. Na aba especial de setembro amarelo do ATMA é possível encontrar canais gratuitos de ajuda psicológica.

Além das meditações guiadas, no aplicativo também é possível acessar meditações livres, que podem contribuir na melhora da qualidade do sono, controle de ansiedade e diminuição do estresse, ferramentas que podem servir de apoio para melhorar nosso bem-estar e saúde.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade