Arquiteto consegue transplante de 5 órgãos de uma único doador
Paciente já recebeu estômago, pâncreas, fígado, intestino; rim deve ser transplantado ainda esta semana e abdômen será fechado no sábado
Arquiteto Luiz Perillo, de 35 anos, passa por transplante multivisceral após conseguir doação de cinco órgãos de um único doador, com parte das cirurgias já realizadas em São Paulo.
Depois de quatro anos de espera e de um tratamento intenso, com hemodiálises e diversas internações, o arquiteto Luiz Perillo, de 35 anos, passou pela primeira etapa de cirurgias ao conseguir a doação de cinco órgãos de um único doador. Ele aguardava por um transplante multivisceral, uma intervenção cirúrgica complexa e altamente especializada que envolve a substituição de vários órgãos abdominais.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os órgãos de que o arquiteto necessitava eram:
- estômago,
- pâncreas,
- fígado,
- intestino
- e rim.
Luiz foi diagnosticado com trombofilia, condição que causa a formação de coágulos sanguíneos. No caso do arquiteto, isso comprometeu a veia que recebe o sangue do sistema digestivo e levou à falência de múltiplos órgãos.
Em sua conta no Instagram, Luiz agradeceu "a família que autorizou a doação". "A notícia que eles deram pra gente é que é um jovem de 21 anos. E, até o momento, os órgãos estão ótimos", revelou horas antes de ir ao centro cirúrgico nesta terça-feira, 23.
"Na triagem, eu estava estável. Não estava no (nível) verde porque, na minha condição, não tem como eu estar no verde, precisando de cinco órgãos. Mas eu estava num grau amarelo, estável. (...) Depois eu passei para o grau vermelho: meu doador agora não vai ser um doador perfeito, mas vai ser um doador bom. E se aparecer um doador bom, eles vão aceitar e vai fazer o meu transplante. Essa notícia para mim está ótima. Vim para cá pra isso mesmo. Continua a vida, meu tratamento não muda em nada", disse Luiz na semana passada, em seu Instagram.
Poucos dias depois, o arquiteto voltou à rede social para comemorar que "apareceu um doador". "Eu vou avisando tudo. Está todo mundo se arrumando, todo mundo doido. Vamos para o hospital!", celebrou.
Nesta terça, em cima de uma maca, o próprio Luiz registrou em vídeo a ida ao centro. Nas imagens publicadas em seu Instagram, ele recebe apoio de funcionários do hospital em São Paulo.
Na primeira etapa da cirurgia, Luiz recebeu estômago, fígado, intestino e pâncreas, em um procedimento de aproximadamente 12 horas de duração, segundo a mãe do arquiteto, Jussara Martins. Em uma rede social, logo após deixar Luiz no centro cirúrgico, ela descreveu uma parte dos próximos passos pelos quais o filho passará e também agradeceu à família doadora.
De acordo com Jussara, Luiz pode passar por um novo procedimento ainda nesta quarta-feira, 24, quando a equipe responsável pelo rim deve fazer o transplante do órgão. Já no sábado, 27, Luiz deve voltar ao centro cirúrgico para o fechamento do abdômen.
"Parte da cirurgia acabou (...) No sábado, fecha por completo, para não ter perigo de ter uma hemorragia ou alguma outra coisa e ter de reabrir. Então, já deixa ele 'abertinho' e vai observando", disse Jussara.
