0

Aproveite a Sexta-feira Santa para consumir ômega 3

19 abr 2019
08h50
  • separator
  • 0
  • comentários

Para os cristãos, a Sexta-feira da Paixão, ou Sexta-feira Santa, tem um grande simbolismo. Nesta data, tradicionalmente a carne vermelha não é consumida. Alguns, até mesmo, optam pelo jejum. Entretanto, boa parte prefere seguir para o peixe, uma grande fonte de ômega 3. Muitos falam que faz bem para a saúde. Mas você sabe realmente o que é isso?

O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada ou, se preferir, um ácido graxo. Mas consumir gordura não faz mal? Acredite, ela é tão importante para a saúde quanto os carboidratos e as proteínas.

Gordura boa

Entretanto, não pode ser qualquer uma, é preciso ser boa. E é nesse ponto que o ômega 3 tem uma grande importância na saúde, ajudando no bom funcionamento do cérebro e na proteção da saúde cardiovascular, entre outros benefícios.

Nos supermercados é fácil encontrar produtos enriquecidos com ômega 3, como leite e manteiga. Mas a quantidade do nutriente é baixa. Por isso, é fundamental consumir alimentos realmente ricos em ômega 3.

Peixe

Mas onde o pescado entra nesta história? Peixes de águas profundas são riscos em ômega 3, como o salmão, atum e a sardinha. A quantidade diária do nutriente varia de acordo com a idade. Existem suplementos com ômega 3. Mas cuidado: o consumo exige a orientação de um profissional da saúde.

Benefícios

Encontrado também em outros alimentos como a semente de linhaça, o ômega 3 oferece diversos benefícios para a saúde. Entre as vantagens estão: redução do risco de doenças cardiovasculares; fortalecimento do cérebro; combate à depressão; diminuição do desconforto da TPM; combate a doenças inflamatórias e à osteoporose.

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade