PUBLICIDADE

8 dicas para melhorar a circulação em dias frios

Saiba como as temperaturas mais baixas podem afetar a circulação sanguínea

27 mai 2024 - 19h27
(atualizado em 28/5/2024 às 11h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Durante os dias mais frios, o nosso corpo exige ainda mais dos vasos sanguíneos para conseguir realizar a manutenção da temperatura do organismo, um processo essencial para nos mantermos saudáveis e funcionais. Especialmente em pessoas já diagnosticadas com condições vasculares, isso pode favorecer algumas complicações e, para evitá-las, alguns cuidados devem ser tomados.

Frio pode favorecer complicações na saúde vascular. Saiba como evitar |
Frio pode favorecer complicações na saúde vascular. Saiba como evitar |
Foto: freepik/Freepik / Boa Forma

"O frio contrai as artérias (vasoconstricção) e dificulta ainda mais a chegada de sangue arterial principalmente nas extremidades, o que pode causar insuficiência arterial", explica o Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular.

Segundo o médico, fatores como o acúmulo de gordura nas artérias, provocado, por exemplo, pelo excesso de peso, diabetes e tabagismo, podem deixar a circulação ainda mais lenta.

"Quando há predisposição genética ou quadros de obesidade, alimentação desequilibrada e sedentarismo, a preocupação se torna ainda maior nesta época do ano", ressalta ele.

Para identificar problemas na circulação sanguínea, é preciso ficar de olho em alguns sintomas, entre eles, inchaço nos membros, formigamento nas mãos e nos pés, dor ao caminhar, paralisia, fadiga muscular e dormência.

Ao notá-los, não deixe de procurar um atendimento médico para fazer o tratamento adequado, que pode envolver desde medicamentos até intervenções cirúrgicas.

Dicas para cuidar da circulação em dias frios

A seguir, o Dr. Caio compartilha dicas fundamentais para prevenir a má circulação durante as baixas temperaturas. Confira:

  1. Se agasalhe com roupas confortáveis e quentes;
  2. Não utilize roupas muito justas, pois elas podem comprimir os músculos;
  3. Priorize alimentos ricos em fibras, que ajudam no controle do colesterol;
  4. Pratique atividades físicas regularmente;
  5. Evite o consumo de gorduras;
  6. Trate adequadamente a pressão e diabetes;
  7. Se hidrate;
  8. Não use meias elásticas sem orientação médica.
Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade