PUBLICIDADE

5 mitos e 3 verdades para quem quer ter a barriga chapada

Não acredite em tudo que você lê ou vê por aí! Saiba o que é realmente necessário para conseguir uma barriga trincada.

24 nov 2020 - 17h38
(atualizado em 14/12/2020 às 10h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Ter uma barriga chapada é o objetivo de muitas pessoas ao começar a prática de exercícios físicos ou uma nova dieta. Mas nem todas as informações difundidas por aí, principalmente na internet, são verdadeiras.

"Na internet você é levado ao consumo de certos alimentos ou à adoção de estratégias que te levariam a alcançar uma barriga negativa ou a circunferência abdominal desejada, mas isso não vai rolar", diz Marcio Atalla. 

5 Mitos sobre a barriga chapada

1. Exercícios fáceis

"Para que você consiga realmente ficar com a barriga trincada, você precisa ter um baixo percentual de gordura e definir a musculatura abdominal", explica. 

Para que isso aconteça, é preciso aliar exercícios aeróbicos e de força. 

2. Suco detox

Não há nenhum suco que tenha o poder de desintoxicar o organismo. E mesmo que tivesse, isso não tem nada a ver com conseguir uma barriga chapada. 

3. Jejum intermitente

Algumas pessoas têm feito essa espécie de jejum, que está na moda, e o relacionam com o fato de ter uma barriga sarada. 

"O jejum intermitente nada mais é que uma estratégia para ter uma dieta hipocalórica, na qual você come menos do que gasta e perde quilos. Mas, por si só, isso não garante nada". 

4. Alimentos diuréticos

Os alimentos e bebidas diuréticos ajudam a eliminar o excesso de líquidos no corpo, caso eles estejam sendo retidos. Portanto, consumir alimentos que ajudam a reduzir essa retenção, assim como fazer alguns tipos de atividade física, massagem, sauna etc., podem ajudar a diminuir o inchaço, mas não ajudam a chapar a barriga. 

Para isso, o que deve acontecer é a perda de gordura abdominal. 

5. Comidas que incham

Alguns alimentos podem até causar algum desconforto e inchaço, mas cortá-los da sua dieta não terá qualquer influência para conquistar a circunferência abdominal almejada. 

3 Verdades sobre a barriga chapada

1. Exercícios

Para dar adeus à gordura abdominal, não há como escapar da prática de atividades físicas.

Treinos aeróbicos intervalados de alta intensidade são uma maneira eficiente de diminuir o percentual de gordura corporal e conseguir bons resultados, conta Atalla. 

Já a realização de abdominais ou algumas aulas, como o pilates, trabalham a musculatura da região e ajudam a obter os famosos "gominhos".

2. Alimentação balanceada

"É necessário adotar hábitos alimentares que te ajudem a emagrecer, ingerindo menos calorias do que as que você gasta diariamente. Um equilíbrio saudável, sem restrições e dietas malucas, que são impossíveis manter, é o caminho", afirma o educador físico.

3. Genética

Infelizmente, por mais que ralem nos exercícios e mantenham uma dieta balanceada, algumas pessoas simplesmente não conseguem eliminar totalmente a gordura abdominal ou o preço a se pagar é tão alto, que deixa de valer a pena. Já outras, com menos esforço ou sacrifícios, conseguem fazê-lo. A razão disso é a genética, explica Atalla. 

Foto: Marcio Atalla
Marcio Atalla Marcio Atalla
Compartilhar
Publicidade
Publicidade