Relacionamento tóxico: 7 alertas que não devem ser ignorados
Relacionamentos tóxicos são marcados por padrões repetidos que minam o bem-estar emocional. Se você está em uma situação desconfortável e infeliz, alguns sinais mais comuns apontam se é o seu caso. São eles:
- Controle excessivo
- Ciúmes desproporcionais
- Manipulação emocional
- Chantagens afetivas
- Desqualificação constante
- Isolamento social
- Falta de responsabilidade afetiva do parceiro.
"Outro indicativo importante é quando a pessoa começa a perder sua autonomia, sentir medo de se expressar ou perceber que está sempre 'pisando em ovos'. A violência psicológica costuma se instalar de forma gradual, tornando muitas vítimas confusas sobre o que realmente é aceitável dentro de uma relação", explica Juliana Pereira, psicóloga especialista em mulheres.
Por que é importante sair de um relacionamento tóxico quanto antes?
A especialista diz que a permanência prolongada em uma relação tóxica aumenta significativamente o risco de adoecimento emocional, como ansiedade, depressão, queda severa da autoestima e até sintomas físicos ligados ao estresse crônico.
"A pessoa começa a duvidar de sua própria percepção, pode perder projetos pessoais e profissionais e se desconectar de sua rede de apoio. Quanto mais tempo exposta, mais difícil se torna reconhecer a realidade e romper o ciclo de abusos. Por isso, quanto mais cedo houver consciência da toxicidade, mais preservadas ficam a saúde mental e a capacidade de reconstruir vínculos saudáveis", completa.
É importante buscar ajuda de um especialista se estiver passando por situações que afetem sua saúde mental.