PUBLICIDADE

5 sinais de que você precisa de uma pausa nas redes sociais

A interação social pode deixar de ser fonte de entretenimento e se tornar um espaço prejudicial para a sua saúde

3 jan 2024 - 12h57
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Unsplash

A ascensão das redes sociais trouxe consigo uma conectividade sem precedentes, permitindo compartilhar momentos, ideias e experiências em qualquer lugar a qualquer momento. 

No entanto, essa constante exposição virtual também pode ter um impacto significativo em nossa saúde mental e bem-estar. Neste contexto, é essencial estar atento aos sinais que indicam a necessidade de uma pausa nas redes sociais. 

O website indiano de saúde feminina Health Shots, separou 5 sinais que podem indicar que você precisa dá um tempo das redes sociais. 

Foto: Unsplash

1. Comparação constante

Se você perceber que as redes sociais já não são uma fonte de entretenimento, mas sim um ciclo incessante de comparação, é um sinal claro de que é hora de fazer uma pausa e se afastar por um tempo.

2. Obsessão por engajamento

Quando a validação pessoal torna-se dependente do número de curtidas, compartilhamentos ou seguidores nas redes sociais, cria-se um padrão prejudicial à saúde. Associar autoaceitação a métricas virtuais é ilusório, e é nesse ponto que se torna crucial fazer uma pausa nas redes sociais para reavaliar essa relação prejudicial à autoestima.

Foto: Unsplash

3. “Medo de perder” o que os outros estão fazendo

Em um cenário de confusão e sobrecarga de informações nas plataformas de mídia social, é fácil cair na armadilha do “medo de perder”. As redes sociais muitas vezes nos fazem acreditar que a sociabilidade está em interagir com todos os nossos seguidores. Ao focarmos incessantemente no que os outros têm ou estão fazendo, perdemos a capacidade de apreciar verdadeiramente o valor do momento presente. 

Foto: Unsplash

4. Quando todos os aspectos da sua vida começam a ser afetados

É necessário fazer uma pausa quando a ansiedade e a distração provenientes das redes sociais se tornam prioridade e começam a prejudicar aspectos como o desempenho pessoal, relações interpessoais e compromissos profissionais. 

Foto: Unsplash

5. Rolar a tela automaticamente

O ato de rolar infinitamente pelas redes sociais se transforma em um hábito prejudicial, levando a verificações constantes do telefone, muitas vezes sem consciência. Mesmo em breves momentos de pausa, a necessidade persistente de abrir o dispositivo ocorre de forma automática. Este é o ponto em que é crucial quebrar esse hábito, dizendo não às redes sociais por um período determinado.

É importante perceber quando ficar muito tempo nas redes sociais começa a atrapalhar a vida real. Dar um tempo nas redes pode te ajudar a se reconectar com o que está acontecendo agora, manter boas relações com os outros e cuidar da saúde mental.

Terapia: quantas sessões fazer para notar o efeito? Terapia: quantas sessões fazer para notar o efeito?

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade