Repetições rigorosas ou enganosas: a ciência descobre a chave para ganhar mais massa muscular
Estudo analisou os efeitos dos métodos nos treinos de treino de bíceps e tríceps de 30 participantes
Quando vamos à academia para ganhar massa muscular, é comum ouvirmos duas teorias diferentes sobre como executar os exercícios: as repetições estritas, controladas e sem impulso, e as chamadas "cheat reps" ou "repetições trapaceadas", que utilizam o impulso ou o balanço do corpo para movimentar mais peso.
Um estudo científico analisou essas duas técnicas, avaliando se alguma delas é realmente superior para o ganho de massa muscular. Qual dessas formas é a melhor, segundo a ciência?
Repetições estritas ou trapaceadas para ganhar massa muscular?
A pesquisa, publicada na SportRxiv, focou em analisar os efeitos do uso de impulso externo (cheat rep) em comparação ao movimento estrito durante um programa de treinamento com exercícios de braço. Durante oito semanas, 30 participantes realizaram exercícios para bíceps e tríceps, utilizando um braço com técnica estrita (movimento controlado e isolado) e o outro braço com repetições trapaceadas, onde era permitido o uso de impulso ou balanço do corpo.
Surpreendentemente, os resultados do estudo mostraram que ambas as técnicas proporcionaram ganhos musculares semelhantes em bíceps e tríceps, sem diferenças significativas entre os dois tipos de repetição. Apesar de que, com as cheat reps, o volume total de treino (quantidade total de peso levantado) tenha sido aproximadamente o dobro, isso não resultou em maiores ganhos musculares quando comparado à técnica estrita.
...
Veja também
Os sinais que seu corpo envia quando você está comendo pouca proteína
Chá relaxante muscular: conheça 4 bebidas com esse efeito
Em forma aos 50 anos ou mais: quatro exercícios que farão você se sentir com 20 anos
Repetições rigorosas ou enganosas: a ciência descobre a chave para ganhar mais massa muscular