Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Qual a data do eclipse solar mais longo do século? Confira

O ponto máximo de escuridão total, onde a Lua encobrirá o Sol por impressionantes 6 minutos e 23 segundos, será alcançado no continente africano, próximo à cidade de Luxor, no Egito

11 nov 2025 - 17h39
(atualizado às 17h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Marque no calendário: o dia 2 de agosto de 2027 entrará para a história da astronomia como a data do eclipse solar total mais extenso deste século. Confirmado pela NASA, este fenômeno promete mais de seis minutos de escuridão completa, superando em muito os eventos mais recentes.

Saiba quando o eclipse solar total mais longo do século vai ocorrer
Saiba quando o eclipse solar total mais longo do século vai ocorrer
Foto: Canva / Bons Fluidos

O ponto máximo de escuridão total, onde a Lua encobrirá o Sol por impressionantes 6 minutos e 23 segundos, será alcançado no continente africano, próximo à cidade de Luxor, no Egito.

Um eclipse solar raro e poderoso

A longa duração do eclipse se deve a um alinhamento orbital singular, onde a Lua estará em uma posição que maximiza sua sombra projetada na Terra. O evento terá uma magnitude de 1,079 — índice que representa uma cobertura completa e profunda da luz solar —, intensidade que, segundo os astrônomos, só será observada novamente em um eclipse total no ano de 2150.

O auge do fenômeno será no Egito, mas também poderá ser observado em países como Espanha, Marrocos, Líbia, Tunísia, Arábia Saudita e Somália.

Apesar de ser um evento global, o fenômeno de totalidade não será visível no Brasil. No entanto, o espetáculo já está mobilizando turistas e cientistas de todo o mundo, com expedições sendo organizadas para os locais de observação privilegiada, especialmente no Egito, onde o céu estrelado em pleno dia permitirá a visão da coroa solar e de planetas mais brilhantes.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade