Script = https://s1.trrsf.com/update-1750097109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quais são os primeiros sinais da menopausa?

A menopausa é uma fase repleta de transformações na vida e no corpo da mulher; entenda os primeiros sinais e o que fazer para lidar com eles

10 jun 2025 - 12h26
Compartilhar
Exibir comentários

A menopausa representa um novo capítulo na vida de cada mulher. Essa transição fisiológica se manifesta quando os ovários cessam a produção de hormônios, como estrogênio e progesterona, marcando o término da fase reprodutiva. No Brasil, essa alteração costuma ocorrer, em média, aos 48 anos, conforme estudo veiculado na revista Climateric.

Repleta de transformações na vida da mulher, a menopausa apresenta sinais e sintomas antes de ocorrer; entenda como lidar
Repleta de transformações na vida da mulher, a menopausa apresenta sinais e sintomas antes de ocorrer; entenda como lidar
Foto: Reprodução: Africa Images / Bons Fluidos

Quando a menopausa se instala?

A menopausa é oficialmente reconhecida quando há ausência total de menstruação por 12 meses consecutivos. Antes disso, existe o climatério, um período de transição que pode iniciar por volta dos 40 anos, trazendo consigo mudanças hormonais progressivas. Embora cada mulher experimente a menopausa de forma única, alguns sinais e sintomas são frequentes nesta fase da vida. Confira alguns deles:

1. Ondas de calor (fogachos)

Os fogachos são uma sensação súbita de calor, que pode durar segundos ou minutos, frequentemente acompanhada de suor e rubor facial. Eles surgem sem motivo aparente, geralmente no rosto, pescoço ou tórax. 

2. Suores noturnos

Assim como as ondas de calor repentinas, os suores noturnos costumam aparecer durante a madrugada, e são tão intensos que podem atrapalhar o sono.

3. Menstruação irregular

O fluxo menstrual torna-se imprevisível antes de desaparecer por completo. Ele pode vir com maior ou menor frequência, ser mais ou menos abundante do que antes. 

4. Dificuldade para dormir

A insônia persistente é um desafio ainda maior na menopausa, especialmente devido aos fogachos noturnos. Além disso, a mulher pode ter um sono com menor qualidade, fazendo com que se sinta mais cansada durante o dia.

5. Variações de humor

A irritabilidade, ansiedade e até sintomas depressivos podem surgir em decorrência das alterações hormonais.

6. Ressecamento vaginal e redução da libido

A diminuição do estrogênio afeta a lubrificação e o desejo sexual da mulher neste período. A falta de lubrificação pode causar certo desconforto durante relações ou até vontade de urinar com frequência.

7. Alterações na pele e cabelos

A perda de colágeno pode deixar a pele mais ressecada e os fios capilares mais finos. É comum observar mudanças na aparência da epiderme e maior queda de cabelo.

8. Mudanças no corpo

O metabolismo desacelera neste período, e a distribuição de gordura se altera. Na menopausa, muitas mulheres observam o ganho de peso.

9. Memória fraca

A falta de estrogênio também provoca mudanças no foco e concentração da mulher. Por isso, surge uma maior dificuldade de aprendizado e memória fraca - por exemplo, na hora de recordar certas palavras ou lembrar nomes de pessoas e lugares.

Como lidar da melhor forma com a menopausa?

Apesar de todos os sintomas observados, a menopausa não precisa ser sinônimo de sofrimento. Atualmente, existem muitas opções para aliviar as mudanças e preservar a qualidade de vida da mulher. A terapia hormonal, por exemplo, pode ser eficaz para combater as ondas de calor, insônia e até o ressecamento vaginal, contanto que seja supervisionada por profissionais da saúde. Além disso, é fundamental realizar consultas regulares ao ginecologista, para monitorar a saúde e prevenir qualquer complicação.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade