Prefere treinar sozinho? Confira dicas para prevenir lesões
De acordo com especialista, os exercícios sem supervisão também podem contribuir para a saúde geral, desde que sejam praticado com os devidos cuidados
Com a popularização de um estilo de vida mais saudável, cada vez mais pessoas passaram a incluir atividades físicas na rotina. As novas tecnologias e as redes sociais também ampliaram a acessibilidade, permitindo a realização de treinos de forma autônoma, em casa, no parque ou até em academias, sem a necessidade de acompanhamento profissional. Essa prática traz benefícios para a saúde física e mental, mas somente quando realizada com os devidos cuidados.
Riscos do treino sozinho
Em entrevista ao 'La Nación', a fisioterapeuta Ruth Izquierdo alertou que exercícios físicos realizados sem orientação tendem a ser perigosos, já que muitas pessoas cometem erros, como já iniciar com atividades de alta intensidade. Além disso, é comum que o aquecimento pré-treino seja deixado de lado, apesar de melhorar a flexibilidade muscular e garantir maior disposição. Também é frequente o uso de treinos disponíveis on-line sem atenção à técnica adequada e a falta de uma avaliação médica prévia para verificar as necessidades do corpo.
Como consequência, esses hábitos aumentam o risco de lesões musculares, articulares e por fadiga, que podem atingir os ossos e causar fraturas por estresse, além de lesões ligamentares, principalmente no joelho e no tornozelo. Os perigos são maiores em atividades de impacto intenso, em especial quando o corpo não está acostumado ao movimento. Os principais sintomas desses ferimentos incluem hematomas, dor local e incapacidade de realizar determinados movimentos.
Dicas para se exercitar com segurança
Portanto, para reduzir os riscos e proteger o corpo, a especialista orienta buscar atendimento profissional antes de iniciar as atividades físicas. Dessa forma, é possível identificar lesões prévias e adequar o treino às condições físicas de cada pessoa. Ademais, é fundamental progredir gradualmente, começando por exercícios leves ou moderados.
Outra recomendação é buscar, mesmo pela internet, orientações sobre a forma correta de executar os treinos. Por fim, Izquierdo aconselha respeitar as pausas. O descanso e a recuperação adequada do corpo, conforme aponta, garantem não somente força, como maior disposição, possibilitando movimentos mais seguros e eficazes.
Ver essa foto no Instagram