Poucas pessoas sabem, mas o fogão à lenha pode causar uma doença respiratória grave
Essa condição não tem cura e é caracterizada pela falta de ar aguda
Quase todo mundo já associa o tabagismo como o principal fator de risco para doenças respiratórias ligadas ao pulmão, como asma, bronquite, pneumonia e câncer. E isso segue sendo um fato. No entanto, o que muitos ainda não sabem é que existe um fator que aparenta ser inofensivo, mas que é um dos responsáveis por uma doença respiratória grave. Estamos falando do fogão à lenha.
Muito comum em áreas rurais, o uso do fogão à lenha pode provocar a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), um problema sério que afeta a capacidade de respirar e pode até se tornar incapacitante.
De acordo com Ricardo Amorim Correa, pneumologista e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), cerca de 20% dos pacientes de DPOC sofreram lesões pulmonares por causa do fogão à lenha — sendo mulheres e crianças os mais vulneráveis à inalação desse tipo de fumaça.
"Todos nós gostamos de uma comida feita no fogão à lenha, mas para nós que, às vezes, nos alimentamos desse tipo de alimento de forma recreativa, é só uma coisa, o problema são as pessoas que vivem da queima de lenha para sobreviver. Não só para cozinhar, mas para aquecer o ambiente ou aquecer a água", alerta o médico.
Basicamente, isso acontece porque a queima da lenha libera partículas e gases tóxicos que, quando inalados com frequência, inflamam os pulmões e comprometem as vias respiratórias ao longo dos anos.
...
Veja também
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): o que é, sintomas e tratamento
4 atividades físicas para quem tem doenças pulmonares
Pigarro de fumante pode indicar doença pulmonar: saiba diferenciar
Angina instável: como são os exames de diagnóstico desse problema?