PUBLICIDADE

Por que, com o passar dos anos, devemos pensar em ganhar músculos?

A perda de músculos, conhecida como sarcopenia, pode começar a partir dos 30 anos e se intensificar após os 50 anos. Porém, é possível reverter este quadro; saiba como

17 mai 2024 - 20h39
(atualizado em 18/5/2024 às 16h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Com o avanço da idade, a perda de massa muscular é um processo natural que pode ter consequências negativas para a saúde e a qualidade de vida. A perda  de músculos, conhecida como sarcopenia, pode começar a partir dos 30 anos e se intensificar após os 50 anos.

Com o passar dos anos, devemos ganhar músculos
Com o passar dos anos, devemos ganhar músculos
Foto: Canva / Bons Fluidos

Isso pode levar a uma redução da capacidade funcional, aumento do risco de quedas e incapacidade. No entanto, é possível prevenir ou mesmo reverter esse processo com exercícios de resistência e uma dieta rica em proteínas. A médica norte-americana Gabrielle Lyon defende que a construção e manutenção de músculos são fundamentais para uma vida saudável e independente.

"Manter massa muscular ajuda a prevenir doenças crônicas como obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares... Quadros que se tornam mais comuns conforme as pessoas envelhecem", afirma.

Vantagens de ganhar músculos

Além disso, uma boa massa muscular também ajuda a evitar problemas de saúde como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e osteoporose. Isso porque os músculos gastam mais energia em repouso do que outros tecidos, o que ajuda a regular o açúcar no sangue e a fortalecer o coração. Para ganhar músculos, não é necessário ser jovem ou ter experiência em exercícios.

A médica Lyon recomenda que as pessoas façam um esforço focado em manter a saúde do músculo, apresentando uma rotina que funcione para elas. "Não há exercícios específicos ou movimentos específicos que sejam cruciais. A ideia é estimular continuamente o tecido muscular —e há muitas formas de fazer isso", afirma.

Além disso, é fundamental incluir exercícios na rotina de forma gradual e consultar um profissional de educação física para evitar lesões e quedas durante o exercício. Uma dieta equilibrada com abordagem especial nas proteínas também é essencial para o ganho de massa muscular.

Em resumo, ganhar músculos é fundamental para uma vida saudável e independente, especialmente com o avanço da idade. É possível prevenir ou reverter a perda de músculos com exercícios de resistência e uma dieta rica em proteínas, e é fundamental incluir exercícios na rotina de forma gradual e consultar um profissional de educação física.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade