Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Piloto profissional de Moto2 por 8 anos e depois modelo, agora vive como eremita e andarilho descalço no Paquistão, sem a necessidade de dinheiro ou celular

Piloto profissional de Moto2 por oito anos, lado a lado com os maiores, e depois modelo, Axel Pons é agora uma espécie de peregrino, trilhando um caminho livre de artifícios materiais. Uma história incomum, romântica e incrível, a deste jovem espanhol que deixou tudo para viver uma nova existência espiritual, descalço, na Ásia.

29 ago 2025 - 13h12
(atualizado em 29/8/2025 às 13h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

É uma história singular, para dizer o mínimo. Algo entre Forrest Gump e (para os mais velhos) o monge Shaolin "Pequeno Escaravelho", da série de TV Kung Fu. Só que aqui, muito real e ainda atual. Uma reviravolta de 180 graus que envolve Axel Pons, ex-motociclista que participou do campeonato mundial de Moto2 (600 cm³) de 2010 a 2017. Filho de uma lenda espanhola da modalidade (Sito Pons foi bicampeão mundial nas 250cc), o jovem pendurou o capacete definitivamente aos 27 anos, após sofrer um grave acidente.

Na carreira, participou de um total de 125 Grandes Prêmios de Moto2, sem grandes feitos no currículo — sem vitórias, pódios ou poles — mas tendo convivido com os "maiores", como Francesco Bagnaia, Johann Zarco, Maverick Viñales e Marc Márquez ao longo da competição.

Issa

Ao tentar a carreira de modelo por um curto período após a vida esportiva, Axel Pons rapidamente percebeu a futilidade desse novo papel, onde o vazio sentido era carregado como um fardo. Em busca intensa de espiritualidade, o espanhol tomou uma decisão radical nessa direção logo após o período da Covid-19, que serviu, de certa forma, como um gatilho.

Primeiro se retirou para um mosteiro, depois para um templo budista, antes de decidir, em 2021, ir da Espanha até a Índia... a pé! Uma jornada insana de 15 meses, passando pela Turquia, com sua mochila como única companheira. Sem dinheiro (ou quase) e sem qualquer meio de comunicação moderno, Axel — que agora atende por Issa (nome dado a Jesus no Alcorão) —...

Veja mais

Matérias relacionadas

Mais turistas estão morrendo nos Alpes Italianos e a culpa é do ChatGPT

A China se prepara para um dos maiores desfiles militares da história e será, acima de tudo, um aviso para o mundo

Dizimou a Europa há 600 anos e ainda está entre nós: novo caso de peste negra é registrado nos EUA, mas os riscos de hoje são bem diferentes

O noivado de Taylor Swift tem um grande beneficiário: uma indústria de diamantes em meio a uma crise existencial.

Universitário testa IA para viagem no tempo e encontra registro real de 1834

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade