Fazer "voz de bebê" com seu gato pode melhorar a comunicação entre vocês, revela estudo
Os gatos têm uma audição muito sensível, e aparentemente prestam mais atenção no que os donos dizem quando eles usam a famosa 'voz de bebê'. Entenda!
Muitas vezes é inevitável falar com um bichinho de estimação com a famosa "voz de bebê". Os pets hoje são considerados por muitos humanos como pequenos 'filhos de quatro patas', então é comum que vários comportamentos típicos de pais sejam reproduzidos com cães e gatos — inclusive a maneira de falar com eles.
Mas você sabia que falar com "voz de bebê" é uma ótima estratégia para se comunicar com os felinos? Os gatos, embora tenham uma personalidade mais reservada, costumam responder muito bem a esse tipo de vocalização. Pelo menos foi isso que especialistas descobriram. Saiba mais a seguir!
A "voz de bebê" tem uma sonoridade que chama a atenção dos gatos
Quase todo pai de pet fala com seu animal de estimação com um tom de voz diferente. Do ponto de vista acústico, esse tom normalmente é mais elevado e tem maior modulação. Ele é chamado de fala direcionada a animais de estimação (PDS), e compartilha certas características com a fala direcionada a bebês.
Segundo pesquisadores da Université Paris Nanterre, na França, a fala direcionada a gatos (CDS) tem uma frequência sonora bastante distinta da fala direcionada a humanos adultos (ADS). Foram comparadas falas do tipo ADS e CDS de participantes do sexo masculino e feminino, abordando gatos por meio de gravações de vídeo em um laboratório. Tanto os homens quanto as mulheres utilizaram um tom mais alto (frequência fundamental média ou F0 médio) na CDS.
Como a…