Estes três hormônios são ativados no seu corpo quando você está perto do seu animal de estimação
Ter um animal de estimação pode provocar sensações surpreendentes no seu corpo, incluindo a ativação de alguns hormônios. Entenda!
Todo mundo sabe que ter um cachorro ou gato é cheio de benefícios para os humanos, principalmente para o estado emocional. Só de estar do ladinho de um pet as pessoas já se sentem bem mais felizes e relaxadas. Mas você já parou para se perguntar por que isso acontece? A resposta tem a ver com os hormônios liberados pelo nosso corpo durante a interação com um animal de estimação, os quais permitem estabelecer conexões, combater a ansiedade e a depressão, além de reduzir o estresse.
Ficou curioso? Veja o que a ciência já descobriu sobre isso e conheça 3 hormônios que são liberados durante o contato com o seu cachorro ou gato!
1) O "hormônio do amor" é ativado durante o contato visual prolongado com seu pet
A ocitocina, conhecida popularmente como "hormônio do amor", é um dos principais responsáveis pelo vínculo emocional entre um gato ou cachorro e tutor. Um estudo publicado na revista Science revelou que os níveis de ocitocina no corpo humano podem aumentar quando um animal de estimação mantém contato visual prolongado com o dono. Quando são liberados, esses hormônios criam uma sensação de conexão profunda entre os indivíduos.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores fizeram um experimento. Eles coletaram amostras de urina de cães e seus donos antes e depois de uma interação de 30 minutos. Durante esse tempo, observaram três comportamentos: o olhar entre cão e tutor, o dono falando com o animal e o toque do tutor. Eles dividiram os cães em dois grupos: os que mantiveram contato visual longo com seus donos e os que tiveram contato visual curto.
Tanto os cães quanto os tutores que mantiveram…