Essa é uma das doenças felinas mais graves que existem: veterinária desvenda 5 curiosidades sobre a PIF em gatos
A PIF em gatos é uma das doenças mais perigosas e temidas entre os tutores porque nem sempre é fácil de identificar e muitas vezes pode ser fatal.
A Peritonite Infecciosa Felina (PIF) é uma das doenças de gato mais graves e temidas entre os tutores. O quadro pode se manifestar de forma silenciosa, dificultando a identificação precoce. Por isso, é muito importante entender melhor sobre o problema. Para maiores esclarecimentos, entrevistamos a médica veterinária Vanessa Zimbres, que é especialista em felinos, e ela desvendou 5 curiosidades sobre a PIF em gatos. Confira!
1) O que é PIF em gatos?
De acordo com Vanessa, a Peritonite Infecciosa Felina - também conhecida popularmente como PIF em gatos - é uma doença viral grave que, até pouco tempo, não tinha cura e era fatal em mais de 96% dos casos. Por esse motivo ela é considerada um dos quadros mais preocupantes entre os bichanos.
"O vírus é bastante prevalente e até 99% dos os gatos em algum momento da vida provavelmente já tiveram contato com esse agente. O problema é que em 5 a 10% desses casos, o vírus pode sofrer uma mutação e, de acordo com o sistema imunológico do gato, levar ao desenvolvimento da PIF", explica a médica veterinária.
2) Quais são os principais sintomas da PIF felina?
Nem sempre é fácil identificar a PIF. Gatos podem manifestar a doença de duas formas, que são a forma efusiva e seca, segundo a especialista. "Na forma efusiva (ou úmida), o paciente apresenta efusão abdominal e/ou torácica, e na forma seca apresenta sintomas inespecíficos que variam conforme a localização dos granulomas, podendo se…