Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Comidas caseiras fazem mal para pets? Entenda riscos e quando são liberadas

Profissionais reforçam que dieta caseira só é segura com prescrição profissional e equilíbrio nutricional

18 jul 2025 - 04h59
(atualizado em 18/7/2025 às 18h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Comidas caseiras podem ser arriscadas para pets
Comidas caseiras podem ser arriscadas para pets
Foto: Gerada por IA (ChatGPT)

Oferecer alimento humano a cães e gatos pode comprometer a saúde deles. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) alerta que dietas caseiras não balanceadas representam risco real de deficiências nutricionais.

Cuide do seu pet com carinho. Plano acessível com cobertura veterinária, exames, transporte emergencial, cuidados essenciais, hospedagem e muito mais. A partir de R$ 24,90 por mês!

Um protocolo da Faculdade de Ciência Agrárias e Veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp) reforça que receitas caseiras só são seguras se incluírem suplementos minerais, pois nada é mais eficiente do que uma dieta balanceada formulada para o animal.

Já a Sociedade Brasileira de Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos (SBNutripet) destaca que cães e gatos precisam de entre 37 e 45 nutrientes diariamente. Isso mostra que improvisar com comida de casa dificilmente supre todas essas necessidades.

O CFMV e os conselhos regionais recomendam que qualquer dieta caseira seja prescrita por veterinário com formação em nutrição animal, pois mesmo as receitas “naturais” podem faltar nutrientes essenciais.

A Unesp alerta ainda que dietas caseiras prontas para consumo humano não substituem aquelas formuladas especificamente para pets, já que não atendem aos requisitos de entidades internacionais como a AAFCO (sigla em inglês para Associação de Oficiais Americanos de Controle de Ração).

Segundo estudo da mesma instituição, essas dietas caseiras precisam de ajustes técnicos que envolvem suplementos — sem isso, há risco de deficiências de cálcio, vitaminas e proteínas.

Alimentos naturais crus ou caseiros podem apresentar contaminação por patógenos como Salmonella ou Toxoplasma. Estudos reforçam que a melhor abordagem é a orientação técnica, com preparo cuidadoso. Veja estudo publicado na Revista Brasileira de Zootecnia.

Por isso, a recomendação das entidades é que a alimentação do pet seja feita com rações comerciais balanceadas, formuladas por nutricionistas de animais, ou com dietas caseiras supervisionadas por veterinários especializados.

Em resumo: comida de casa pode ser oferecida ao pet, mas somente com dieta balanceada prescrita por profissional. Caso contrário, opte pela ração apropriada para a espécie e fase de vida do animal.

*Este conteúdo foi criado com apoio de inteligência artificial e revisão humana.

Fonte: Terra Content Solutions
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade