PUBLICIDADE

Óleos essenciais para o inverno combatem gripe e muito mais

Do combate de gripes, resfriados e mosquitos à hidratação intensa, conheça os benefícios de usar óleos essenciais durante a estação mais fria

5 jun 2022 - 09h08
Ver comentários
Óleos essenciais podem contribuir para saúde e bem-estar
Óleos essenciais podem contribuir para saúde e bem-estar
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Por mais que muita gente ame o clima friozinho trazido pelo inverno, não dá para negar que a estação traz alguns incômodos, né? E muitos deles começam já na reta final do outono, quando as temperaturas caem de vez. 

Gripes, resfriados, mosquitos e pele ressecada são alguns dos problemas enfrentados durante a época fria. Mas tem solução para tudo isso, viu? E você pode contar com os óleos essenciais para te ajudar nesse combate!

Confira as indicações de óleos essenciais para o inverno do farmacêutico homeopata Jamar Tejada:

Combate à gripe e resfriados

Estações frias pioram muito o quadro de diversas doenças respiratórias e os casos de gripes e resfriados explodem. Para isso, a indicação é apostar no óleo essencial de eucalipto pelo seu poder expectorante. Além disso, tem ação antisséptica, adstringente, antifúngica e pode auxiliar também em dores articulares que ficam mais fortes no frio.

Hidratação da pele

Várias opções, viu? Para se livrar daquele aspecto ressecado na pele, você pode apostar nos seguintes óleos essenciais:

  • Borragem: rico em ácidos graxos e ômega 6, vitaminas importantes para hidratação profunda, ele também conta com propriedades calmantes que auxiliam no bem-estar.
  • Jojoba: promove regeneração cutânea, reparando áreas desidratadas, machucadas ou inflamadas.
  • Semente de uvas: extraído da semente do fruto, conta com substâncias úteis na regeneração e manutenção de todo o tecido cutâneo. Dá até para usar em shampoo!
  • Rosa Mosqueta: um dos mais famosos, esse óleo vem se destacando em séruns, loções e cremes para  corpo. Ótimo para peles secas e sensíveis, ele é capaz de regenerar as áreas.

Contra mosquitos

Além de bastante incômodos, os mosquitos também podem ser bastante perigosos, como é o caso do da dengue. A recomendação é apostar no óleo essencial de malaleuca como inseticida. Para isso, dilua 5 gotas na água e coloque no difusor (elétrico ou vela). 

Vários benefícios, né? Mas lembre-se: embora os óleos essenciais sejam grandes aliados, em casos de doenças é fundamental buscar por ajuda médica! 

Fonte: Jamar Tejada, farmacêutico homeopata responsável pela Anjo Da Guarda Farmácia de manipulação e homeopatia. 

Alto Astral
Publicidade
Publicidade