O que significa quando uma pessoa tem muito sono, segundo o exame de sangue?
Entenda quais alterações no sangue podem estar por trás do sono excessivo e quando é hora de buscar ajuda médica.
Você dorme bem, mas acorda cansado. Passa o dia bocejando, com aquela vontade incontrolável de deitar a qualquer hora. Se isso está acontecendo com frequência, vale a pena prestar atenção: o excesso de sono, mesmo após uma noite de descanso, pode ser mais do que simples preguiça ou rotina puxada.
Muitas vezes, esse cansaço persistente é um sinal de que algo no seu organismo não está funcionando como deveria — e os exames de sangue podem ser grandes aliados para descobrir o motivo.
Segundo o nutricionista e endocrinologista Wandyk Allison, diversos desequilíbrios no corpo podem se manifestar por meio da fadiga intensa e da sonolência constante. Anemia, falta de vitaminas, problemas na tireoide, alterações hormonais ou até mesmo disfunções no fígado e nos rins podem ser os culpados.
Leia mais: 7 doenças graves que podem ser diagnosticadas com exames de sangue
Resultados do exame de sangue associados ao excesso de sono
De acordo com o nutricionista e endocrinologista Wandyk Allison, "sentir sono o tempo todo, mesmo após uma boa noite de descanso, é um sinal de que algo no seu corpo pode não estar funcionando bem", explica o especialista. Entre as principais causas que costumam aparecer nos exames, estão:
...
Veja também
Sonolência: o que pode ser, tipos e como lidar
Acordou cansado? Pesquisadores indicam 4 fatores que influenciam no sono
Responda ao questionário e descubra qual o seu cronotipo para dormir melhor